Três sacerdotes da Diocese de Angra dirão presente.
‘Imaginar a Igreja’ – Sinodalidade, Colegialidade, Ministério de Pedro – é o tema geral das Jornadas de Estudos Teológicos – 2014 que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, vai realizar nas tardes de 26 a 28 de Fevereiro de 2014 e nas quais participarão três sacerdotes da Diocese de Angra, entre eles o responsável diocesano pelo Serviço de Apoio à Pastoral Familiar e Laicado.
Na abordagem do tema pretende-se partir da situação atual, fruto da receção do Concílio, e olhar para o futuro tanto no que respeita à vivência da sinodalidade e da colegialidade na Igreja, como em relação aos desafios que se apresentam ao exercício do ministério do Bispo de Roma numa Igreja em contexto de mundialização.
Duas conferências e dois painéis são dedicados à reflexão sobre a sinodalidade como dimensão estrutural da vida da Igreja a nível universal, das Igrejas locais e das comunidades cristãs.
As questões que se colocam no âmbito da colegialidade episcopal são refletidas de modo particular no segundo dia de trabalhos.
Ambos os temas serão enquadrados, na última tarde, na sua interpelação à forma como o ministério de Pedro é chamado, hoje e no futuro próximo, a ser vivido.
De resto, no centro da reflexão estará também a Exortação Apostólica do Papa Francisco, quando interpela a igreja dizendo que sonha “com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto preservação”.
Recorde-se que o Papa Francisco tem apelado a uma “pastoral ordinária mais comunicativa e aberta que coloque os agentes pastorais em atitude constante de «saída» e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece a sua amizade”.
Alphonse Borras, teólogo e canonista belga, e Salvador Pié-Ninot, professor de Teologia Fundamental e de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da Catalunha (até há pouco também na Universidade Gregoriana, em Roma) são os dois convidados estrangeiros para estas Jornadas.