Comunicado Final.
A 39.ª Sessão Plenária do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra decorreu entre os dias 5 e 9 do mês de Maio de 2014, na Casa de Retiros de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo, por convocatória do Prelado, subordinada ao tema: A Alegria do Evangelho na Vida dos Presbíteros.
O instrumento de trabalho centrava o âmbito desta sessão em dois temas extraídos da Exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho): tentações dos agentes de pastoral hoje e homilia como diálogo empático com o Povo de Deus.
Esta assembleia plenária reuniu 12 Membros eleitos e 10 Membros em função do cargo, tendo o Bispo diocesano designado 3 Membros convidados.
- 1. Na abertura dos trabalhos, o Prelado dirigiu-se aos Conselheiros, recomendando que este Conselho Presbiteral ajude a lançar as bases de um caminho de conversão pastoral em chave missionária.
- 2. No período antes da ordem do dia o Ecónomo prestou contas da Diocese relativas ao ano de 2013 e projectos em curso: Centro Pastoral Pio XII e a conclusão das obras da Casa Betânia, para residência assistida do Clero, ambos na Ilha de São Miguel.
- 3. Os Conselheiros deram parecer favorável à criação da Quase-Paróquia de São Carlos, lugar da Paróquia de São Pedro de Angra, na Ilha Terceira.
- 4. Na verificação da aplicação das medidas da anterior sessão plenária é reiterada por este Conselho a urgência de implementação do portal digital da Diocese e das medidas já assumidas pela Pastoral da Comunicação.
- 5. Tiveram lugar sessões de trabalho que reuniram os Ouvidores e os Diretores de Serviços e Comissões Diocesanas sobre o Ano Pastoral em curso.
- 6. No âmbito da ordem do dia, foi apresentada uma síntese dos trabalhos enviados por 12 Ouvidorias e pelo Serviço Diocesano da Pastoral Familiar e Laicado. Foram diagnosticadas três classes de tentações dos agentes pastorais: pessoais, institucionais e sociais. No que se refere à homilia foram salientadas as etapas da sua preparação, realização e efeitos, assim como os aspectos positivos e negativos sublinhados por leigos.
- 7. Do debate resultou a constatação da necessidade de formação permanente do Clero e de um melhor acompanhamento dos padres, sobretudo os mais jovens e os idosos.
- 8. O Padre Abel Vieira, membro convidado, galvanizou os Conselheiros, apresentando uma leitura bem conseguida da Evangelii Gaudium, destacando alguns contextos e conteúdos fundamentais e interpelações possíveis da Exortação.
O Cónego António Rego, membro também convidado, integrou a homilia no todo da acção litúrgica, salientando os aspectos formais e técnicos da comunicação. Segundo este especialista, a Igreja vive um momento de grande verdade à luz desta Exortação apostólica.
- 9. Os Conselheiros constatam a necessidade de realizar uma caracterização da identidade do povo açoriano e de proceder a uma avaliação aprofundada da realidade da Igreja diocesana. Assim, o Conselho propõe a sinalização das várias periferias para a nova saída missionária ajustada à nossa realidade insular.
- 10. O Conselho regozija-se pelas recentes canonizações do Papa João XXIII e do Papa João Paulo II, passados 23 anos da sua visita aos Açores, e associa-se ao júbilo da Igreja Universal no anúncio da beatificação próxima do Papa Paulo VI.
- 11. Inserindo-nos na caminhada de preparação do Sínodo sobre a Família e cientes do momento difícil e de urgência que grande parte das famílias dos Açores vive, este Conselho apela que a Igreja local continue a dar uma resposta eficaz, nomeadamente através do Fundo de Emergência Social da Cáritas dos Açores.
Angra do Heroísmo, 9 de Maio de 2014