Este ano a semana bíblica diocesana é acolhida na Ouvidoria de Ribeira Grande
A XXII Semana Bíblica Diocesana de São Miguel realiza-se entre hoje e 25 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz da Ribeira Grande, enquadrada nas celebrações dos 500 anos da Dedicação da Matriz de Nossa Senhora da Estrela 1517-2017.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo assistente dos grupos de reflexão bíblica na ilha, Pe Vitor Medeiros, o tema proposto para este ano é “Mateus: de publicano a apóstolo – Caminho de alegria e compromisso”.
“Entendemos que com esta temática poderemos dar mais subsídios para entender o evangelista e a Palavra do ano litúrgico que se aproxima” refere o sacerdote.
Serão abordadas “as grandes linhas de força” do evangelho de Mateus, “dando primazia ao programa de Jesus, focando a sua evangelização e o lugar da fé, a Sua atividade em Jerusalém, bem como, o pensar a Igreja no evangelho de Mateus (uma evangelização para aprofundamento do querigma)” sublinha a nota. É proposta, ainda, uma reflexão sobre o discurso missionário, “o qual nos desafia a sermos, todos, evangelizadores com espírito”, precisa.
Para este trabalho foi convidado o Padre Francisco Ruivo, Biblista, da diocese de Santarém. Estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana e no Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Frequentou ainda um curso de verão “arqueologia e geografia do povo bíblico” no Instituto Bíblico de Jerusalém. É Pároco “in solidum”, moderador, da cidade de Santarém (paróquias de São Nicolau, Santa Iria da Ribeira de Santarém, Divino Salvador e Marvila); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; Assistente eclesiástico do Secretariado da Catequese da Infância e Adolescência e da Comissão diocesana Justiça e Paz; Vigário Forâneo (ouvidor) de Santarém.
A Semana Bíblica contará com a presença de movimentos e grupos corais da Ouvidoria da Ribeira Grande para, em cada dia, orientarem um momento de oração.