Pe Vitor Medeiros é o novo assistente do Secretariado Bíblico de São Miguel
A XXI Semana Bíblica Diocesana nos Açores, organizada pelo Secretariado Bíblico de São Miguel, em colaboração com a Diocese de Angra e o Movimento de Dinamização Bíblica Nacional, decorre entre 23 e 27 de novembro na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada e vai debater as questões da Santificação pela Palavra – “Santificados pela Palavra”.
A iniciativa procura dinamizar o conhecimento e estudo da Bíblia e despertar os fiéis para a necessidade de aprofundar os seus conhecimentos da fé.
A conferência inaugural está a cargo do Pe Marco Gomes, pároco da Fajã de Cima, que falará no dia 23 sobre “Jesus Cristo, O Consagrado do Pai para o Mundo”.
No segundo dia falar-se-à da “Comunicação: Consagrados ao Serviço da Palavra”, com a jornalista do Sítio Igreja Açores, Carmo Rodeia; no terceiro dia será proferida uma conferência “O Povo de Deus, um Povo de Consagrados num mundo secularizado”, pela Irmã Tânia da Encarnação (religiosa de São José de Cluny); no quarto dia será a vez de Frei Herculano Alves que proferirá uma conferência sobre “O Profano, o Religioso, o Sagrado e o Consagrado” e a encerrar as conferências o Pe Ricardo Tavares falará sobre “Profetas, os Consagrados à Palavra”.
Todas as sessões serão animadas por grupos de jovens a saber do primeiro ao último dia: Grupo de Jovens “Shalom” Água de Pau; Grupo de Jovens “Os Samaritanos”, Fajã de Cima; Grupo de Jovens “Jovens Caminhantes”, dos Arrifes e o Grupo de Jovens da Catequese da Maia.
A Semana Bíblica terminará com uma Eucaristia que será presidida pelo novo assistente deste serviço o Pe Vitor Medeiros, Pároco da Ribeirinha, na Ribaiera Grande, na ilha de São Miguel.
A Semana Bíblica é aberta a toda a comunidade e foi despertada a nível nacional por Frei Inácio de Vegas, que há 60 anos deu origem ao Movimento Bíblico, procurando contagiar as pessoas com a Palavra de Deus. As Semanas Bíblicas começaram em 1956, no entanto só começaram a ter regularidade anual em 1979.
Desde então, todos os anos, este encontro procura ser uma “matriz inspiradora” para o trabalho dos diversos grupos bíblicos ao longo dos próximos 12 meses, respondendo aos desafios dos Papas, dos Sínodos e do próprio Movimento Bíblico.
Um dos focos desta reflexão tem sido a ideia de que a “Palavra de Deus não pode ser teoria, tem de ser uma vida que contagie outras pessoas”.
A Semana Bíblica Nacional decorre anualmente na última semana de agosto e atrai a Fátima muitos daqueles que, regularmente, estudam os textos bíblicos em pequenos grupos de reflexão.