Percurso leva jovens desde o Convento da Esperança até à Candelária. Bispo de Angra acompanhará a parte final do percurso e presidirá à missa na Igreja de Nossa Senhora das Candeias, às 16h00
Alunos das Escolas de Ponta Delgada, Ribeira e Lagoa, pais e encarregados de educação, professores e pessoal não docente saem no próximo sábado às 6h00 do Santuário do Senhor Santo Cristo em Ponta Delgada para fazerem a XX Romaria Escolar.
O percurso será entre o Convento da Esperança e a Candelária, mantendo-se a tradição desta romaria de um dia decorrer sempre no sábado anterior ao final do segundo período.
“Estaremos perto de cem participantes e será um momento muito importante para o corpo e para o espirito” disse ao Sítio Igreja Açores Bento Aguiar, professor de Educação Moral e Religiosa Católica e responsável em São Miguel pela Pastoral Escolar.
“Além de perpetuar a tradição, fazendo jus às nossas tradições populares é um momento de convívio muito salutar: bom para o espírito e para o corpo. Saímos cedo, rezaremos e será uma aventura que deixará sempre marcas pela partilha e pelo encontro com o transcendente” refere o docente.
“A questão dos valores religiosos também é importante. Falamos de uma caminhada de fé. Embora os nossos jovens convivam com este tipo de manifestação, precisamos de lhes lembrar e proporcionar estes encontros e estas dinâmicas de relação com o transcendente”, diz ainda.
Este ano, o tema está centrado na esperança, procurando sintonizar esta caminhada com o tema do Itinerário Pastoral diocesano.
“Localmente, nas escolas, temos sempre a preocupação de incidir sobre as orientações pastorais e por isso, como o tema é a esperança, sairemos do Convento da Esperança”, disse ainda.
Este ano a romaria contará com a participação do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, que se juntará aos jovens depois do almoço e presidirá à eucaristia que finalizará a caminhada na Igreja da Candelária, às 16h00.
A Romaria Escola de Ponta delgada é aberta a todos os alunos das escolas da ouvidoria, da Ribeira Grande e da Lagoa e terá como mestre e guias os romeiros de São Pedro de Ponta Delgada.