Iniciativa da Pastoral Escolar pretende manter viva a tradição
Realiza-se no próximo dia 30 de março a XVIII Romaria Escolar, que este ano será entre a Escola das Laranjeiras e a Igreja da Ribeirinha, na ouvidoria da Ribeira Grande.
O programa prevê a partida da Escola das Laranjeiras, às 6h00 e termina na Ribeirinha, Ribeira Grande, num percurso total de 25km, às 18h00, depois da celebração da Eucaristia.
A Romaria escolar destina-se a alunos, auxiliares de educação professores e pais que queiram fazer a sua caminhada penitencial neste período da Quaresma e cada escola, na ilha de São Miguel, terá autonomia para fazer a sua própria caminhada.
Entre os objetivos definidos pela organização estão “pensar a escola como um lugar de desafios pessoais”, realizar “uma caminhada de procura e afirmação de fé”, entender e respeitar “uma tradição da religiosidade popular” e criar “um espaço de reflexão e comunicação da fé”.
Estes objetivos, inserem-se por outro lado, no lema diocesano para este ano pastoral “Partilha, vem e segue-me”, reforça ainda a organização. As inscrições para a Romaria de sábado dia 30, começam esta segunda feira, dia 25 e deverão encerrar no dia 27 de março.
Nas anteriores edições a Romaria Escolar já levou pequenos “romeiros” até Vila Franca, Água de Pau, Capelas, Sete Cidades, remédios da Bretanha, Santa Barbara e São Roque, entre outros.
Trata-se de uma iniciativa do Serviço diocesano da Pastoral escolar.