XII Semana Bíblica dos Açores no Pico: a relação entre a religião judaica e a instituição da Eucaristia

Foto: Igreja Açores/MM

Iniciativa centrou27-se nas raízes bíblicas da Eucaristia

Terminou esta terça feira a XII Semana Bíblica dos Açores na ilha do Pico durante a qual foi abordada a raíz bíblica da Eucaristia.

Durante dois dias o Salão Paroquial de São Roque encheu para escutar o padre Teodoro Medeiros que começou por apresentar a religião professada por Jesus e pela sua família para depois fazer a comparação com alguns dos ritos e sacramentos da religião católica.

O sacerdote, doutorado em Sagrada Escritura, uma das disciplinas que leciona no Seminário de Angra, começou por apresentar a religião judaica a partir do Antigo Testamento sublinhando a matriz sacrificial que atravessa o judeísmo. No segundo dia, a reflexão centrou-se  nas palavras de Jesus na instituição da Eucaristia e na relação que estabelece com o Povo da Nova Aliança a partir do pão, que é o Seu corpo e do vinho que é o Seu sangue.

“É um memorial perpétuo até ao fim dos tempos que deve ser celebrado sempre tal como  a Páscoa, o êxodo era o memorial das obras do senhor junto do seu povo” afirmou ao Igreja Açores o padre Teodoro Medeiros.

“A Eucaristia é o memorial dessa nova aliança; um memorial perpétuo em que o novo  maná é dado pelo novo messias ele que se apresenta como novo sacerdote mas ao mesmo tempo como a nova oferta da nova Páscoa que é o seu corpo e o seu sangue, que é salvação para todos” acrescentou ainda o sacerdote.

Na XII Semana Bíblica participaram fieis de toda a ouvidoria do Pico.

Para Maria Adosinda Ávila esta aprendizagem sobre a Sagrada Escritura é o caminho para o aprofundamento de conhecimentos que serão úteis para a missão de catequista e de cristão, em geral.

“Estas jornadas são sempre momentos muito ricos e como gosto de aprender e tenho sede de conhecimento, ajudam-me muito”.

Também Sónia Craveiro, de São Roque do Pico sublinha a importância do conhecimento da Pallavra de Deus.

“A palavra é alimento mas ela só alimenta se soubermos o que significa e por isso estes momentos formativos são importantes”.

Estas jornadas pretenderam responder à afirmação do Concílio Vaticano II que convida ao estudo dos livros sagrados para melhor compreender a Palavra e os ensinamentos que fundamentam a doutrina cristã.

 

A XII Semana Bíblica dos Açores estende-se agora à ilha das Flores.

O padre Teodoro Medeiros é doutorado em Sagrada Escritura pela Universidade Urbaniana de Roma; é pároco na Ouvidoria de Angra do Heroísmo, na paróquia da Terra Chã e professor no Seminário Episcopal de Angra.

(Com o padre Marco Martinho)

Scroll to Top