Bispo de Angra envia mensagem aos diocesanos a partir da Terra Santa
Tal como Jesus Cristo iniciou na Terra Santa a “renovação da humanidade” também o bispo de Angra e os seus colaboradores mais diretos esperam ser estimulados por um novo ímpeto evangelizador a partir desta visita, afirma o bispo de Angra numa mensagem enviada a todos os diocesanos a partir da Terra Santa, onde ontem iniciou uma peregrinação de sete dias.
Esta peregrinação, na qual participam 52 diocesanos, entre eles o próprio prelado, o vigário geral, um grupo de sacerdotes e leigos das principais ilhas açorianas bem como da diáspora, “quer envolver toda a diocese” frisa D. João Lavrador lembrando que “os que nela participam directamente são como que representantes de todo o Povo de Deus da diocese de Angra”. E, por isso “Tal como Jesus Cristo iniciou nesta Terra Santa a renovação da humanidade, colocamo-nos ao dispor do Seu envio para renovarmos através do Evangelho a nossa diocese”.
Para o prelado cada um destes locais “tem as marcas de Jesus Cristo e cada passo percorrido cruza-se com as pegadas do Nazareno que por vontade divina encarnou para nos manifestar o rosto amoroso, terno e misericordioso do Pai”.
“A Terra Santa é um manancial de Revelação que nos ajuda a localizar as diversas acções realizadas pelo Filho de Deus em favor da pessoa humana nomeadamente os mais carenciados e sofredores”, refere D. João Lavrador na mensagem enviada a todos os diocesanos a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.
“Aqui se deu o primeiro chamamento dirigido aos Doze (apóstolos) que uma vez tendo experimentado a riqueza singular do Mistério Pascal de Jesus se dispuseram a entregar a sua vida para que Ele fosse testemunhado ao mundo” refere o prelado.
“Com gratidão, sentimos que somos portadores desta mesma Vida Nova que nos foi oferecida pelo Batismo e alimentada na Eucaristia para sermos discípulos missionários no mundo de hoje” afirmou ainda.
“Fixando o olhar em Cristo e percorrendo os Seus caminhos, convidamos toda a Diocese de Angra a escutar o mesmo convite de Jesus de Nazaré: «como o Pai Me amou, também Eu vos amei; permanecei no Meu amor (…) Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi e vos nomeei para irdes e dardes fruto»” conclui o bispo de Angra.
Para além deste apelo, o prelado deixa a garantia “a todo o Povo de Deus de Angra, as suas famílias, as crianças, os idosos, os jovens, doentes, migrantes e pobres e excluídos” que estarão sempre presentes nas suas “orações, celebrações e meditações”.
A Peregrinação à Terra Santa, integrada no ano jubilar da Misericórdia, e intitulada “Nos Passos de Cristo” termina no dia 22 Peregrinação, é orientada pelo diretor do Serviço Diocesano da Mobilidade Humana, guia creditado pelo Patraircado Latino de Jerusalém, Pe Jacinto Bento, e inclui paragens em Jaffa, Cesareia Marítima, Monte Carmelo, Cana da Galileia, Tiberiades, Monte Tabor, Mar da Galileia, Cafarnau, Tabgha, Monte das Bem Aventuranças, Nazaré, Jericó, Qumran, Jerusalém, Belém e Ein Karem.