Imagem da Virgem Peregrina chega hoje à ouvidoria
A visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima à ouvidoria de Vila Franca do Campo, que começa esta quinta feira com uma procissão de velas em Ponta Graça, primeira paragem, “poderá ser um momento espiritualmente forte devido ao poder congregador de Nossa Senhora” disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor.
“A Senhora, sob a invocação de Fátima, tem um enorme poder congregador”, salienta o Pe António Cassiano, “o que aliás, se verifica com qualquer imagem de Nossa Senhora de Fátima – e há-as praticamente em todas as nossas igrejas – mas de maneira bastante mais intensa com uma imagem que vem diretamente do lugar que muita gente acredita ter sido pisado pela Mãe de Jesus”.
O Sacerdote espera, por isso que a visita da Imagem Peregrina “seja um momento espiritualmente muito forte” não apenas dos católicos “praticantes” mas “também dos que costumam expressar-se, quase exclusivamente, através das várias formas da chamada religiosidade popular”.
A Imagem da Virgem Peregrina, ao contrário do que aconteceu nas três anteriores ouvidorias, vai permanecer nas cinco igrejas paroquiais- Ponta Graça(esta quinta feira), Ribeira das Tainhas e Matriz (dia 22); São Pedro e Agua D´Alto ( dia 23).
Embora alternando entre a celebração da Eucaristia e a da palavra; a meditação do Rosário e vigílias marianas de oração, a Imagem vai permanecer em todas as paróquias recebendo a visita de grupos, movimentos e escolas.
Por isso, o ouvidor espera que esta “presença” possa representar uma “mudança no ser e no viver das pessoas”, expressando a expetativa de que com a presença da Imagem “o entusiasmo cresça”.
“Como seria de esperar, a ouvidoria de Vila Franca do Campo aguarda ansiosamente a chegada da imagem peregrina. As últimas semanas têm sido uma espécie de “segundo advento em tão pouco tempo”, frisa o Pe António Cassiano lembrando que se trata de uma espécie de advento “do avesso” de espera “não já do Filho, pelo menos de forma explícita, mas da sua Mãe”.
A Imagem de Nossa Senhora de Fátima chegará esta noite à Igreja de Ponta Garça, onde será celebrada uma eucaristia, presidida pelo Bispo Coadjutor, D. João Lavrador. A comunidade paroquial de Ponta de Garça, que é assistida por um sacerdote da Comunidade Obra de Maria, muito ligada ao Rosário e às peregrinações a Fátima- Pe Oniel Ramiro- vai poder ficar com a Imagem até amanhã, às 16h00, altura em que parte para a Ribeira das Tainhas. Aí será celebrada também uma Eucaristia, seguindo às 19h00 para a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. A Vigília Mariana será assegurada pelos movimentos paroquiais e no sábado haverá um tempo de oração da catequese e dos Romeiros, que meditarão o Terço. Será, ainda, celebrada uma Eucaristia, às 17h00, animada pelo grupo coral infantil “Vozes dos Anjos”. A Imagem segue depois para São Pedro onde haverá uma pequena celebração da palavra no adro da Igreja, seguindo em procissão de velas até Água D´Alto. No domingo a Imagem sairá desta igreja às 15h00, rumo à Prainha, último lugar de peregrinação na ouvidoria de Vila Franca do Campo.