Festa do Senhor dos Passos, em Santa Maria, foi presidida pelo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo
O cónego Adriano Borges presidiu este fim de semana à festa do Senhor dos Passos na ilha de Santa Maria e sublinhou a importância da “unidade” no processo de construção da Igreja.
O sacerdote que presidiu à eucaristia e proferiu o “sermão do Encontro” na procissão, que percorreu as principais artérias de Vila do Porto elogiou o trabalho desenvolvido pela Misericórdia de Vila do Porto.
“Só unidos, apesar de diferentes, e optimistas, crentes e como Igreja se realizam obras” afirmou recordando a sua vivência enquanto pároco desta comunidade, papel que desenvolveu durante alguns anos.
No Sermão do Encontro, proferido em frente às instalações da Santa Casa, o Cónego Adriano Borges, mais uma vez, enalteceu o “serviço” pois apesar de “ser noite naquela Quinta-Feira em que Jesus se quis despedir dos mais chegados, fez-se dia, aquela sala iluminou-se com a Sua Palavra pois não há maior amor do que dar a vida pelos amigos”.
Mas, acrescentou “não podemos esquecer que também era noite quando a pedra do sepulcro saiu e Jesus resplandeceu com a Sua claridade”, disse ainda.
”Caros Irmãos, sobretudo os mais idosos que passam muitas noites em claro, noites longas demais à espera que o dia nasça, que alguém apareça, que uma nova luz se abra na nossa vida, hoje lemos o Evangelho do cego de nascença, que Jesus que iluminou os olhos daquele homem, nos faça ver melhor”, concluiu.
Quer na Eucaristia quer na procissão estiveram presentes a Mesa da Santa Casa, o Presidente da União das Misericórdias dos Açores e autoridades civis e militares. A Eucaristia foi animada pelo Grupo Coral de Ilha e a procissão pela Banda Recreio Espirituense.
(Com Ana Loura)