O objetivo é aprender como se deve como se deve visitar uma Igreja: interpretar e comunicar o património religioso.
No âmbito do VIII Encontro dos Reitores dos Santuários, que terá lugar em Fátima (Casa de Nossa Senhora do Carmo) nos próximos dias 13 e 14 de Janeiro de 2014, será promovida uma ação de formação dedicada ao tema “Como Visitar uma Igreja: Interpretar e Comunicar o Património Religioso”.
Em causa está a perceção da “crescente importância” do património religioso, “como fonte insubstituível de fruição cultural e um dos principais recursos turísticos em todo o mundo diz uma nota conjunta do Secretariado Episcopal para os Bens Culturais da Igreja e da Associação de Reitores dos Santuários Portugueses (promotores da iniciativa) a que o Portal da Diocese teve acesso.
Esta formação “pretende explorar a especificidade das igrejas afetas ao culto, contextualizadas num mais vasto programa de interpretação, como fator valorativo e enriquecedor da visita”, acrescenta ainda a nota.
Além da sacralidade do lugar e da sua função primordial de culto, esta ação de formação pretende chamar a atenção para a necessidade de valorizar os instrumentos que permitem entender o potencial do acervo patrimonial de cada uma destas igrejas.
“Saber ler o espaço e deixar-se interpelar pela beleza da Arte Cristã, descobrindo a mensagem intrínseca em cada monumento e nas suas obras, são algumas das abordagens a desenvolver pelos diversos especialistas ”, conclui a nota.
A iniciativa da Associação dos Reitores de Santuários de Portugal, organizada em parceria com o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, é aberta a todos os interessados e responsáveis com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, respetivos técnicos e colaboradores.
Nos Açores existem cinco santuários em quatro ilhas – Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, Nossa Senhora da Conceição em Angra do Heroísmo, Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, Santo Cristo da Caldeira, em São Jorge e Senhor Bom Jesus, em São Mateus do Pico.