Momento de oração decorreu no Santuário da Serreta
O Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, ilha Terceira, acolheu no passado sábado uma Vigilia de Oração pelo Seminário de Angra, com a participação de toda a comunidade.
Presidida pelo bispo de Angra, esta Vigília de Oração foi marcada pelo testemunhos dos seis seminaristas que integram a comunidade residente no Seminário e por momentos de adoração.
Este domingo iniciou-se mais uma Semana dos Seminários e, na diocese multiplicam-se as várias iniciativas de oração pelas vocações e pela vida do Seminário.
O tema bíblico para esta Semana é extraído do evangelho de Lucas- “Não tenhas medo. Serás pescador de homens” (Lc 5,10b)- e sobre ele o padre Emanuel Valadão Vaz desafia os jovens a “não terem medo de arriscar”, independentemente das opções que possam fazer no futuro.
“Todos temos receios; mas quando acreditamos e queremos assumir compromissos temos de arriscar, independentemente do trajecto, sempre que somos capazes de arriscar a descoberta de nós próprios, buscando respostas às nossas inquietações, será sempre um tempo favorável e rico para crescermos humana e espiritualmente”, diz o reitor.
O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), da Igreja Católica em Portugal, afirma que “todos juntos, no diálogo, na corresponsabilidade e na participação” têm de lançar as redes, na mensagem para a Semana dos Seminários 2023.“Ser sacerdote é anunciar o Evangelho, é ajudar as pessoas a saírem de tudo aquilo que as afoga, libertar da morte das águas e trazer à vida. Essa é uma boa nova e é também um ato de amor. Transmitir confiança, esperança no meio do desânimo e do fatalismo. É um desafio para muitos jovens que participaram de perto ou à distância na Jornada Mundial da Juventude”, escreve D. Vitorino Soares, na mensagem para esta Semana.
O presidente da CEVM, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), contextualiza que foi em final de dia, “ao lavar das redes e após uma experiência de desânimo e de fracasso”, que Jesus propõe aos discípulos “um movimento oposto”, como fez o Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023 ao lançar a interpelação – “não tenhas medo. Serás pescador de Homens” – na oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos.
“Num mar de grande realismo vocacional, todos fomos desafiados a lançar de novo as redes, abraçando com esperança um futuro construído entre todos”, realça.
D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, acrescenta que esta variedade de destinatários, quer “sonhar esta semana” numa Igreja onde há lugar para todos e que “pretende ser um porto seguro para todos os que enfrentam as travessias, os naufrágios e as tempestades da vida”.
“Como com os primeiros discípulos, Jesus convida-nos a lançar de novo as redes para a pesca, apesar do cansaço, apesar da desilusão, apesar das redes vazias e sentirmos de novo a ilusão inicial, que deve ser revivida e reconquistada. Passar do derrotismo à fé, propõe o Papa Francisco; é necessária oração; e depois, todos, todos temos de lançar as redes, todos juntos, no diálogo, na corresponsabilidade e na participação”, desenvolveu.
Os subsídios para a Semana de Oração pelos Seminários 2023, como catequeses e encontros de reflexão, vigília de oração, admonições e preces para as Eucaristias, foram elaborados pelos formadores dos Seminários do Patriarcado de Lisboa, e já se encontram disponíveis no sítio online da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.
Nas preces sugeridas, para acrescentar às propostas dos respetivos domingos, dias 5 e 12 de novembro, vão rezar, por exemplo, para que as paróquias, grupos e movimentos “se envolvam ativamente no cuidado dos Seminários e no chamamento vocacional”, e pelos que “escutaram o chamamento ao sacerdócio na Jornada Mundial de Juventude”.
No próximo dia 10 será a vez da zona Oeste de Ponta delgada, organizar uma Vigilia de Oração, na escola dos Ginetes, às 20h00.