Iniciativa decorre entre os dias 13 e 17 de novembro. AS conferências, entre 13 e 15 de novembro realizam-se no Centro Social e Paroquial das Fontinhas, às 20h00
A ouvidoria da Praia vai realizar o VI Encontro de Reflexão, uma iniciativa formativa que acontece no arranque de mais um ano pastoral, desta feita será dedicado ao cuidado dos mais pobres.
“Feliz daquele que cuida do pobre” é o tema dos quatro dias de encontro, inspirado no Sl 40 e que decorrerá no Centro Paroquial das Fontinhas, à excepção do último dia, dia 17 de novembro, em que a celebração do Dia Mundial do Pobre decorrerá na Igreja de Santa Cruz, na Praia da Vitória e será presidida pelo bispo de Angra, às 12h00.
Entre os dias 13 e 15 os encontros promoverão a discussão em torno de duas das três virtudes teologais- Esperança e Caridade- com destaque para a conferência inaugural com o teólogo Juan Ambrósio que abordará o tema da amizade social a partir da encíclica Fratelli Tutti. A terceira encíclica do pontificado do papa Francisco aponta para dois conceitos intimamente relacionados com a fé: a amizade social e a fraternidade universal com destaque para um sublinhado para o diálogo interreligioso como indispensável na construção da paz.
No segundo dia, será apresentado o resultado de um estudo sobre a estratégia local de combate à pobreza e exclusão social, por António Barbosa e, ainda, uma reflexão sobre a Esperança Cristã por Carmo Rodeia.
No terceiro e último dia destes momentos mais formativos usarão da palavra três representantes de três movimentos da pastoral social da Igreja: pela Cáritas, Rosa Pires; pelos Vicentinos, Alice Matos e pela Santa Casa da Misericórdia da Praia, Rogério Gaspar.
O encontro será encerrado pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, com uma reflexão sobre a Caridade Cristã.
Todas as conferências começarão às 20h00 e têm entrada livre.