Instrumento de trabalho será divulgado dia 26 de junho.
O Vaticano vai apresentar no próximo dia 26 o documento de trabalho (instrumentum laboris) da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos marcada para outubro, dedicada ao tema “desafios pastorais sobre a família”.
A conferência de imprensa terá a presença dos cardeais Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo, Péter Erdo, relator-geral da assembleia extraordinária, e André Vingt-Trois, presidente delegado, bem como do arcebispo Bruno Forte, secretário-especial.
A reflexão sinodal sobre a família inclui uma assembleia ordinária em 2015 e só após a conclusão destes dois momentos serão apresentadas propostas ao Papa, a partir das quais poderá redigir uma exortação apostólica.
O documento preparatório para este Sínodo foi enviado às conferências episcopais de todo o mundo, acompanhado por um questionário com 38 perguntas para promover uma consulta alargada às comunidades católicas sobre as principais questões ligadas à família e ao casamento.
O cardeal Baldisseri disse à Agência ECCLESIA que a família vive atualmente “problemas e desafios novos” e a Igreja tem de dar “respostas adequadas”.
O secretário-geral do Sínodo dos Bispos sustenta que o momento atual é de “reflexão” sobre a “situação da família no Ocidente, em particular, e também noutros países”.
D. Lorenzo Baldisseri referiu ainda que o tema do acesso à Comunhão dos divorciados recasados “é apenas um ponto”.
“Nós temos um magistério, uma doutrina, mas que não pode ser só teoria, tem de entrar na experiência das pessoas. Vamos considerar as experiências das pessoas, os sofrimentos, as problemáticas novas e dar uma resposta pastoral”, afirmou.