Ex-presidente israelita encontrou-se com Francisco durante 45 minutos.
O Papa recebeu hoje no Vaticano o ex-presidente israelita Shimon Peres, que lhe apresentou a ideia de uma ‘ONU das religiões’, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Segundo o padre Federico Lombardi, o encontro privado durou cerca de 45 minutos, na Casa de Santa Marta, onde Francisco reside, ao início da manhã, após a Missa a que o Papa preside habitualmente.
Os dois responsáveis tinham estado juntos pela última vez a 8 de junho, no encontro de oração pela paz convocado pelo Papa Francisco; Shimon Peres, na condição de presidente de Israel, uniu-se ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, e ao patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu.
Em entrevista à edição italiana da revista ‘Família Cristã’, Peres explicou a sua ideia de uma ‘Organização das Religiões Unidas’.
“No passado, a maior parte das guerras eram motivadas pela ideia de nação. Hoje, pelo contrário, as guerras desencadeiam-se sobretudo com a desculpa da religião”, precisou o ex-presidente de Israel, para quem a ONU “já teve o seu tempo”.
Para este responsável, é necessária uma “ONU das religiões”, que seria “a melhor forma de combater os terroristas que matam em nome da fé”.
O padre Federico Lombardi disse aos jornalistas que o Papa não se comprometeu com esta ideia e que explicou a Peres o trabalho já desenovolvido pela Santa Sé nas áreas do diálogo inter-religioso e da paz.
O Vaticano revelou ainda que Francisco se encontrou em privado com o príncipe El Hassan bin Talal, da Jordânia.