O Vaticano anunciou hoje a realização de um Encontro Mundial de Párocos, para “ouvir e valorizar a experiência sinodal” que estão a decorres nas várias comunidades locais.
“300 párocos indicados pelas Conferências Episcopais e pelas Igrejas Católicas Orientais para participar de um encontro mundial de escuta, oração e discernimento promovido pela Secretaria-Geral do Sínodo e pelo Dicastério para o Clero”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A reunião vai decorrer entre 28 de abril e 2 de maio, na ‘Fraterna Domus’, em Sacrofano, arredores de Roma, concluindo-se com uma audiência concedida pelo Papa, no Vaticano.
O encontro, intitulado “Os Párocos pelo Sínodo. Um encontro internacional”, visa ainda permitir que os participantes possam “experimentar o dinamismo do trabalho sinodal a nível universal”.
O relatório de síntese da primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos aludia à necessidade de “desenvolver modalidades para um envolvimento mais ativo de diáconos, presbíteros e bispos no processo sinodal durante o próximo ano”.
“Uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, das duas experiências, nem do seu contributo”, referia o documento.
O Vaticano precisa que o número de participantes foi determinado com “um critério semelhante ao usado para a eleição dos membros da Assembleia Sinodal”.
Os organismos episcopais foram convidados a “dar preferência aos párocos que tenham experiência significativa na perspetiva de uma Igreja sinodal”; com “variedade de contextos pastorais de origem (rural, urbano, contextos socioculturais específicos)”.
Os resultados da reunião vão contribuir para a elaboração do documento de trabalho (Instrumentum laboris) da segunda sessão da Assembleia Sinodal.
O Vaticano apresentou em dezembro de 2023 um conjunto de orientações para os meses que precedem a segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, apelando à mobilização das comunidades católicas.
Os trabalhos da primeira sessão desta Assembleia, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’, decorreram entre 4 e 29 de outubro, tendo aprovado um documento de síntese; a segunda etapa vai decorrer em outubro de 2024, com os mesmos participantes.
A Conferência Episcopal Portuguesa esteve representada por D. José Ornelas, presidente da CEP, e D. Virgílio Antunes, vice-presidente do organismo.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
(Com Ecclesia)