Briefings, encontros, celebrações, missas e vigílias são algumas das iniciativas programadas a partir de hoje até ao dia da canonização.
Um encontro de jovens na Basílica de São João de Latrão, em Roma, marca hoje à noite o início do programa das celebrações ligadas à canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II.
O Vaticano promove ao longo desta semana várias atividades de preparação até à Missa de domingo, que vai ser presidida por Francisco na Praça de São Pedro.
Entre hoje e sábado foram preparados “briefings” a decorrer na sala de imprensa do Vaticano e no centro de media da aula Paulo VI que vão ter como tema a vida dos dois beatos e a própria cerimónia de canonização.
Ao longo desta semana vão decorrer ainda diversos encontros, celebrações, missas e vigílias, entre elas uma missa no sábado às 18h00, na Basílica São João de Latrão, onde João XXIII iniciou a sua vida religiosa como seminarista do Seminário Pontifício Romano e que depois foi a sua catedral como bispo de Roma, adianta a Rádio Vaticano.
Também no sábado a partir das 21h00, vai acontecer a Noite Branca de oração, em que “as igrejas do centro de Roma vão estar abertas e onde vai ser possível rezar e confessar-se”.
“É proposto um esquema, elaborado pelo Ofício Litúrgico do Vicariato de Roma, para a vigília com passagens bíblicas e textos extraídos das escrituras dos dois Papas que oferecem sugestões para as meditações e orações”, refere a emissora pontifícia.
As igrejas do centro de Roma vão, para esse efeito, estar organizadas por idiomas, sendo que “para acolher os peregrinos de língua portuguesa, esse momento de oração vai decorrer na Igreja Santa Anastásia na Piazza di Sant’Anastasia”.
Finalmente no domingo, às 10h00 (menos uma em Lisboa), o Papa Francisco vai presidir à Missa de canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II, seguindo-se depois a oração Regina Caeli.
As atividades da semana e a festa das canonizações terminam no dia 28, às 10h00, com a celebração de uma Missa de ação de graças presidida pelo cardeal Angelo Comastri.
O Vaticano recorreu às novas tecnologias para lançar o site “2papisanti” (dois Papas santos), onde as pessoas poderão “conhecer a vida, o pensamento e o testemunho de fé dos dois novos santos”.
Presente também no Twitter, no Facebook e no Instagram, a plataforma visa possibilitar às pessoas consultarem “vídeos, imagens e conteúdos bibliográficos” relacionados com João XXIII e João Paulo e acompanharem todas as “notícias, eventos, informações” à volta da cerimónia de canonização, que deverá contar com a presença de milhões de peregrinos.
A aplicação gratuita intitulada “Santo Subito”, disponível em formato Android e IOS, permite descarregar os conteúdos que vão servir de apoio à festa da canonização.