Uma centena de jovens açorianos irá “Tocar o Céu” antes da JMJ de Lisboa
24 Julho, 2023
Iniciativa é liderada pelo bispo diocesano que subirá a montanha do Pico. No final da celebração, jovens assinarão um “compromisso” com o cuidado da Casa Comum
Os jovens açorianos serão enviados para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) depois de participarem numa celebração no topo da Montanha do Pico, o lugar mais alto de Portugal e lá assinarão um compromisso em defesa da Casa Comum.
A iniciativa “Tocar o Céu” – Celebração Diocesana de Envio à Jornada Mundial da Juventude- decorre no dia 25, dia em que o bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, presidirá a uma celebração eucarística no topo da montanha, com jovens açorianos. No final da celebração os jovens são convidados a assinar um pacto pela defesa da Casa Comum, isto é, a preservação do planeta e a promoção da dignidade humana.
Ao todo subirão a montanha 121 pessoas, na sua esmagadora maioria jovens, mas também jornalistas e responsáveis pelo Comité Organizador Diocesano da JMJ, bem como uma jovem timorense que será acolhida na diocese de Angra, no dia das Dioceses.
Destaca-se a participação do Diretor Nacional da Pastoral Juvenil, pe. Filipe Dinis, e da Presidente da Câmara das Lajes do Pico, Ana Catarina Terra Brum.
A maior representação é da ilha de São Miguel, com 41 participantes, seguindo-se São Jorge, com 25.
“Partindo do tema da Jornada Mundial da Juventude, queremos também, como Maria, colocarmo-nos em marcha e subir à montanha: vamos subir ao ponto mais alto dos Açores e de Portugal e de lá queremos gritar a grandeza e a beleza de nossa fé em Jesus Cristo, a alegria de sermos e vivermos em Igreja e como Igreja” refere o padre Norberto em declarações ao Sítio Igreja Açores.
“Ao subirmos à Montanha do Pico elevamos a JMJ ao ponto mais alto de Portugal para, tal como no Monte da Ascensão, sermos enviados, não apenas à Jornada Mundial da Juventude mas ao mundo, à Igreja” esclarece ainda o sacerdote.
A subida à Montanha far-se-á em dois grupos: num primeiro, que pernoitará na Montanha, e que será composto pelo Senhor Bispo, o Diretor Nacional da Pastoral Juvenil, o Coordenador do COD Angra, um jovem por cada Ouvidoria da Diocese, alguns convidados e alguns jornalistas. Num segundo grupo, que subirá mais tarde, irão os restantes jovens inscritos, bem como alguns jornalistas.
A Celebração da Eucaristia de envio está prevista para a madrugada/manhã do dia 25, após a chegada do segundo grupo, contudo, para o primeiro grupo que pernoita na Montanha, haverá uma ainda uma celebração noturna.
Na noite do dia 24, de resto, toda a Diocese estará unida à Montanha do Pico. Naquela noite, pelas 22h00, em todas as Ilhas da Diocese, incluindo no Pico, será celebrada uma Eucaristia com jovens.
“Este será o grande momento JMJ vivenciado na nossa Diocese, uma vez que estaremos todos unidos numa celebração que terá os mesmos textos litúrgicos e orações que a celebração que o Senhor Bispo presidirá no topo da Montanha” refere o sacerdote.
Esta celebração será precedida de um pequeno encontro onde os jovens poderão participar em algumas iniciativas ligadas à Jornada Mundial como também, e sobretudo, à subida que está a acontecer na Montanha do Pico.
A subida à montanha Pico, e todas as ações que acontecerão neste evento, terão como pano de fundo os textos e reflexões propostos pela JMJ mas também a encíclica “Laudato Si”, a Encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum.