Ponta Delgada recebe cursilho de homens e de mulheres no pio XII
O Subsecretariado de São Miguel do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) organiza nos dias 7 e 10 e 14 e 17 de abril, os dois últimos cursilhos para homens e mulheres, respetivamente, que se realizarão no Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada.
Os cursos, que contam já com a inscrição de 23 homens e 28 mulheres, têm a particularidade de voltar a juntar o subsecretariado e o Secretariado diocesano do MCC, na ilha de São Miguel, já que a reitora do curso das mulheres é a responsável diocesana Benvinda Borges e o diretor espiritual o assistente diocesano do Movimento, Pe Júlio Rocha. Participam ainda neste cursilho Teresa Valadão, também dirigente diocesana e o Pe Nuno Maiato.
O cursilho dos homens começa já próxima semana e tem como reitor Lúcio Botelho, auxiliado por João Carlos Carreiro e, como assistentes espirituais, o Cónego José Medeiros Constância e os padres Paulo e José Borges.
Já este sábado será celebrada uma Via Lucis, entre a igreja Matriz de Vila Franca do Campo e a Ermida de Nossa Senhora da Paz, onde será celebrada a eucaristia de envio das equipas reitoras.
Os cursilhos começam na igreja de Nossa Senhora de Fátima, com a celebração de uma eucaristia, decorrem no Pio XII e encerram na igreja de São José.
Os cursilhos de cristandade nasceram em Espanha, na diocese de Palma de Maiorca, em 1948; duram 3 dias, sempre nos finais de semana, e têm uma dinâmica própria onde é testemunhada uma caminhada de fé, com reflexão e debate de temas ligados a fé e à vida.