Cursilho de Mulheres começa esta quinta feira
O Subsecretariado de São Miguel do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) organiza a partir de amanhã e até domingo o último cursilho do ano pastoral na diocese de Angra, que será orientado pela equipa diocesana.
A reitora, Benvinda Borges e o assistente, Pe Júlio Rocha são respetivamente a responsável diocesana e o assistente diocesano do MCC, e serão auxiliados nestes quatro dias por Teresa Valadão, também do secretariado diocesano e pelo Pe Nuno Maiato, de São Miguel.
O Cursilho, que conta com a inscrição 28 mulheres, tem a particularidade de voltar a juntar o sub-secretariado e o Secretariado diocesano do MCC, na ilha de São Miguel.
O cursilho começa na igreja de Nossa Senhora de Fátima, com a celebração de uma eucaristia, decorre no Centro Pastoral Pio XII e encerra na igreja de São José.
Os cursilhos de cristandade nasceram em Espanha, na diocese de Palma de Maiorca pela mão de Eduardo Bonin; duram 3 dias, sempre nos finais de semana, e têm uma dinâmica própria onde é testemunhada uma caminhada de fé, com reflexão e debate de temas ligados a fé e à vida, representando “um bem espiritual” de que beneficiam homens e mulheres e são uma resposta atual aos desafios lançados a todos os cristãos no sentido de viverem a fé de “forma concreta”, “consistente” e “esclarecida”, como refere a página do Movimento na internet.
Em mais de meio século de presença nos Açores foram realizados mais de 380 cursilhos na diocese. O Movimento está em Portugal há 54 anos e já formou 120 mil pessoas. Só na Diocese de Lisboa organizaram-se mil cursilhos. Nos Açores o Movimento está presente na Terceira, em São Miguel e Santa Maria.