“Nós damos uma cara ao teu donativo” diz a Cáritas portuguesa que é uma das aderentes à campanha “Assine de Cruz”

A Cáritas Portuguesa e mais 12 instituições de solidariedade social, das “mais reconhecidas”, juntaram-se para sensibilizar os contribuintes a consignar 1% do seu IRS, numa “campanha inédita” intitulada ‘Assino de Cruz’.
A iniciativa pretende “desmistificar preconceitos e reforçar o impacto positivo deste ato simples, mas determinante para a sustentabilidade de projetos sociais em todo o país”, explicam as 13 instituições de solidariedade social, sobre esta ação conjunta, divulgada pela Cáritas Portuguesa, salientando que a ação destas IPSS´s abrange mais de 140 mil beneficiários. A campanha visa ainda desfazer qualquer equivoco reforçando a mensagem de que a consignação do IRS “não implica qualquer custo para o contribuinte”.
Segundo a empresa de estudos de mercado Netsonda, “apenas 50% dos contribuintes realizam a consignação do IRS de forma regular”, apesar de 93% estarem cientes desta possibilidade, os dados revelam também que “27% dos contribuintes desconhecem que este processo não acarreta qualquer custo adicional”, e 24% demonstram desconfiança em relação às entidades beneficiárias.
“Nós damos uma cara ao teu donativo”, é o apelo da Cáritas Portuguesa, que destaca que o que a move é “acima de tudo, o respeito pela dignidade humana”, estão “incansavelmente atentos à falta de cuidados de saúde, ao isolamento”, a todas as situações de fragilidade financeira e “a todas as situações de desequilíbrio nos indivíduos e nas comunidades como a guerra e as situações de catástrofe natural”.
Ao indicar o nif da Cáritas Portuguesa, ou de qualquer uma das restantes 12 instituições da campanha, cada pessoa está a ajudar a “transformar muitas vidas”.
A iniciativa ‘Assino de Cruz’, que sensibiliza os contribuintes a consignar 1% do seu IRS, entre 1 de abril e 30 de junho de 2025, junta a Associação ‘Acreditar’, a ‘Aldeia de Crianças SOS’, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Salvador, a Cáritas Portuguesa, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Fundação Gil, a Just a Change, a Make-A-Wish, a Operação Nariz Vermelho, o Novo Futuro, a SIC Esperança e a Fundação Rui Osório de Castro.
As 13 instituições de solidariedade social destacam que para “facilitar o processo e aumentar a transparência” foi criada a plataforma assinodecruz.org, onde os contribuintes podem encontrar um simulador interativo que explica como a consignação do IRS funciona, mostra quanto será destinado à instituição escolhida, e é possível também ler sobre histórias e testemunhos de beneficiários apoiados, “tirar dúvidas e colocar questões através de um chatbot e de suporte online”, para além de um tutorial.
A campanha ‘Assino de Cruz’, destinada a sensibilizar os contribuintes a consignar 1% do seu IRS, conta com o apoio do CEO do ‘Doutor Finanças’, que salienta que consignar o IRS “é a forma mais fácil” de ajudar alguém.
“Não tem qualquer custo para nós, mas tem um preço incalculável para as associações que estão no terreno a tentar ajudar; basta que cada um de nós coloque uma cruz na declaração de IRS e identifique um NIF. Esta pequena ação faz toda a diferença na vida de outras pessoas. Só posso assinar de cruz”, desenvolveu Rui Bairrada, especialista em finanças, citado pela Cáritas Portuguesa.
A Cáritas Portuguesa vai comemorar a sua Semana Nacional 2025, de 16 a 23 de março, iniciativa anual que “junta toda a rede Cáritas em Portugal”, na semana que antecede o ‘Dia Nacional Cáritas’, que é celebrado no 3.º domingo da Quaresma, este ano no dia 23 de março.
(Com Ecclesia e Cáritas Portuguesa)