As Paróquias de Porto Martins, Cabo da Praia e Fonte Bastardo, na ouvidoria da Praia, ilha Terceira, rezam juntas a Nossa Senhora de Fátima, na noite de 12 de outubro, com procissões de velas e Eucaristia.
Este ano, a festa é presidida pelo novo padre da Fonte Bastardo, padre Luís Silva e será concelebrada pelo pároco do Cabo da Praia e Porto Martins , padre António Santos e ainda o ouvidor recém eleito padre Moisés Rocha.
As procissões sairão do Cabo da Praia às 19h00 e da Fonte Bastardo e Porto Martins às 19h15. Habitualmente contam com uma mobilização significativa dos mensageiros do Movimento da Mensagem de Fátima. Cada paróquia organiza a sua procissão, e encontram-se todos no Largo do Recanto para participarem numa missa campal, onde as três imagens são colocadas em nichos forrados a azulejos em homenagem a Nossa Senhora.
Esta celebração conjunta começou na década de 60, do século XX, por ocasião da Guerra Colonial, quando a população se juntava para rezar pelo fim da guerra e pelo regresso a salvo dos militares terceirenses que estavam no Ultramar, na noite de 12 de outubro. Por isso, esta oração é também uma oração à Senhora da Paz.
“No dia 12 e 13 de outubro evoca-se a última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos videntes, em 1917, na Cova da Iria, e no Santuário de Fátima celebra-se a última grande peregrinação internacional do ano, que vai ser presidida pelo novo cardeal português, D. Américo Aguiar, bispo nomeado de Setúbal, diocese onde entrará no próximo dia 26 de outubro.