Três paróquias rezam juntas a Nossa Senhora de Fátima na ilha Terceira há mais de meio século

 As Paróquias de Porto Martins, Cabo da Praia e Fonte Bastardo, na ouvidoria da Praia, ilha Terceira, rezam juntas a Nossa Senhora de Fátima, na noite de 12 de outubro, com procissões de velas e Eucaristia.

Este ano, a festa é presidida pelo novo padre da Fonte Bastardo, padre Luís Silva e será concelebrada pelo pároco do Cabo da Praia e Porto Martins , padre António Santos e ainda o ouvidor recém eleito padre Moisés Rocha.

As procissões sairão do Cabo da Praia às 19h00 e da Fonte Bastardo e Porto Martins às 19h15. Habitualmente contam com uma mobilização significativa dos mensageiros do Movimento da Mensagem de Fátima. Cada paróquia organiza a sua procissão, e encontram-se todos no Largo do Recanto para participarem numa missa campal, onde as três imagens são colocadas em nichos forrados a azulejos em homenagem a Nossa Senhora.

Esta celebração conjunta começou na década de 60, do século XX, por ocasião da Guerra Colonial, quando a população se juntava para rezar pelo fim da guerra e pelo regresso a salvo dos militares terceirenses que estavam no Ultramar, na noite de 12 de outubro. Por isso, esta oração é também uma oração à Senhora da Paz.

“No dia 12 e 13 de outubro evoca-se a última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos videntes, em 1917, na Cova da Iria, e no Santuário de Fátima celebra-se a última grande peregrinação internacional do ano, que vai ser presidida pelo novo cardeal português, D. Américo Aguiar, bispo nomeado de Setúbal, diocese onde entrará no próximo dia 26 de outubro.

Scroll to Top