Construtora vai proceder a obras de consolidação e estabilização da encosta onde assentam os muros do adro
As obras de consolidação da encosta e a reconstrução da zona do adro da Igreja de São Roque, do lado do mar, iniciaram-se ontem avançou ao Sítio Igreja Açores o pároco, Pe Hélder Cosme.
As intervenções necessárias para repor a normalidade “no mais curto espaço de tempo possível”, como sempre avançou o executivo regional, consistem na “criação de uma contenção na vertente da arriba” onde está localizada a igreja, “através da aplicação de uma solução de betão projetado e pregagens no solo, visando proteger a zona exposta à ação dos agentes erosivos, impedindo a evolução da regressão do terreno”.
Os trabalhos compreendem, ainda, a criação de uma proteção à agitação marítima na base da arriba, com a encosta estabilizada, segundo avança o relatório técnico.
Até esta fase estar concluída, os serviços religiosos da paróquia serão assegurados nos horários normais na Capela do Centro Missionário do Coração de Jesus, conhecido como o centro dos dehonianos.
Recorde-se que no seguimento de um temporal, registou-se, na madrugada do dia 16, um deslizamento de terras na arriba onde está localizada a igreja de São Roque, afetando parte do adro.
Após as peritagens técnicas e os levantamentos efetuados, foi recomendado o encerramento deste templo por razões de segurança, e em conformidade com a avaliação efetuada pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil.