Pe Júlio Rocha, Eduardo Ferraz da Rosa e Cláudia Cardoso serão os oradores da cerimónia de homenagem ao Pe Coelho de Sousa, que terá como pano de fundo o seu Testamento Poético.
A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo vai realizar uma sessão solene de homenagem ao Pe Coelho de Sousa, no próximo dia 22 de março, pelas 20h30, na qual atribuirá a título póstumo a Medalha de Honra do Munícipio Angrense.
Durante a cerimónia vai estar em análise o livro “Testamento poético de Coelho de Sousa”, sobre o qual falarão vários oradores- Pe Júlio Rocha sobre “O Divino e o Sagrado em Coelho de Sousa”, Eduardo Ferraz da Rosa sobre “Um espelho poético da condição insular” e Cláudia Cardoso sobre “O amor humano na poesia de Coelho de Sousa”.
Durante a cerimónia o Grupo Coral da santa Casa da Misericórdia da Vila de São Sebastião irá interpretar algumas canções com letra de Coelho de Sousa.
Manuel Coelho de Sousa, Padre Coelho como era popularmente conhecido, nasceu a 30 de setembro 1924 na Vila de São Sebastião, ilha Terceira e ali faleceu a 2 de setembro 1995.
Ordenado Sacerdote em 1948, foi professor no Seminário Episcopal e no Liceu de Angra e chefe de redação (1956-62) no jornal “A União”, lugar que viria a reocupar mais tarde, até à reforma em 1994.
Assumiu a Paróquia de São sebastião em 1963 depois de regressar de Salamanca onde frequentou o curso de filologia românica.
Além de pároco, professor e jornalista, notabilizou-se ainda como orador sacro, poeta, dramaturgo, pintor, encenador e ensaiador, escritor e animador cultural.