Padre açoriano fez uma análise de três exorcismos de Jesus narrados no Evangelho de São Marcos
Foi lançada esta tarde, no Pontifício Colégio Português em Roma, a tese de doutoramento do padre açoriano Teodoro Medeiros, intitulada “Proclamare e Tacere. Il punto di vista negli esorcismi marciani”(Mc 1, 21-28; 5, 1-20; 9, 14-29).
A edição, como o título indica em italiano, foi apresentada pelo autor e pelo orientador da tese, professor Pasquale Basta, da Pontifícia Universidade Urbaniana.
“A tese é uma obra de exegese, de análise do evangelho de São Marcos concretamente de três dos exorcismos narrados por São Marcos e usa a teoria de um linguista francês” refere o autor em declarações ao Sítio Igreja Açores.
“A análise constata uma técnica do evangelista Marcos de juntar o contraste entre a revelação sobre quem é Jesus e o silêncio imposto por Jesus, para criar a pergunta nos leitores sobre qual é o verdadeiro conhecimento sobre Jesus e de como é importante não ficar cristalizado em interpretações já feitas sobre ele”, esclarece o padre Teodoro Medeiros que vê assim esta etapa como a conclusão de um ciclo e, no livro, a possibilidade de ser mais uma obra que possa contribuir para o estudo deste evangelho. A obra foi editada em Italiano, porque é nesta língua que se abrem mais oportunidades de interesse para literatura desta natureza.
O padre Teodoro Medeiros foi ordenado a 25 de junho de 2000, por D. António de Sousa Braga e durante o seu percurso formou-se em Teologia e em Sagrada Escritura. De 1999 a 2002, foi professor de Educação Moral e Religiosa Católica na EB 2/3 de Arrifes, Ponta Delgada e entre 2006 e 2015 foi professor de Introdução ao Grego Clássico (2 semestres); Grego Bíblico; Língua e Cultura Hebraicas; Evangelhos Sinóticos; Escritos Sapienciais; Escritos Paulinos, no Seminário Episcopal de Angra. Depois esteve em Roma a estudar e voltou aos Açores em 2020, sendo desde essa altura professor do Seminário e pároco da paróquia da Terra Chã e de São Bartolomeu. É desde setembro de 2024 Diretor do Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico, da diocese de Angra.
(Com padre Marco martinho)