Iniciativa pretende formar leitores, grupos corais, ministros extraordinários da comunhão e equipas de ornamentação e limpeza
Começaram esta segunda-feira, dia 27, as Jornadas de Liturgia na freguesia de Santa Bárbara, na ilha Terceira. A iniciativa, do Serviço de Liturgia da Ilha Terceira em colaboração com as paróquias da zona oeste da Ouvidoria de Angra, decorre até dia 1 de dezembro, reunindo diversas propostas destinadas a diferentes agentes da pastoral litúrgica, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“Leitores, grupos corais, ministros extraordinários da comunhão e equipas de ornamentação e limpeza irão aprofundar a importância das suas funções na vida litúrgica das comunidades paroquiais” sublinha a nota.
A formação conta com 190 inscrições de várias paróquias do concelho de Angra e, entre outros, com as presenças do diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Litúrgica, padre Marco Luciano Carvalho e do responsável de ilha por este Serviço, padre Nelson Pereira.
“Este momento formativo será de grande importância pela quantidade de agentes pastorais que abrange, sendo fundamental para fomentar uma maior consciencialização e preparação de todos estes agentes para os atos litúrgicos, que são parte central da vida da Igreja” refere a nota citando o sacerdote.
O responsável recorda ainda que “a liturgia é fundamental na vida da Igreja, pois através dela vivemos a espiritualidade cristã, celebrando o mistério da morte e da ressurreição de Cristo. A liturgia é assim fonte e cume da vida cristã”, citando a constituição conciliar “Sacrosanctum Concilium”.
Os leitores terão dois encontros formativos centrados na importância da preparação da leitura em contexto litúrgico, enquanto se fomenta uma maior formação bíblica e leitura espiritual da Palavra de Deus, através do exercício da lectio divina.
Os grupos corais terão três dias de formação, sobretudo direcionados ao enriquecimento de reportório litúrgico para o tempo do Advento e Natal.
As equipas de ornamentação e limpeza irão refletir sobre o seu importante papel na preservação do património das Igrejas com a conservadora-restauradora Marta Bretão.
Finalmente, os ministros extraordinários da comunhão terão uma formação multidisciplinar com o intuito de preparar os ministros para o acompanhamento dos doentes e idosos em situações difíceis e limite, como a solidão, o envelhecimento, a morte e o luto. Para isso, terão dois módulos formativos com a psicóloga Maria Madalena Pintado.
A nota destaca ainda a formação de 22 novos ministros da comunhão que irão servir as suas comunidades paroquiais na distribuição da Sagrada Comunhão nas Eucaristias e na visita aos doentes. O modelo formativo destes novos ministros é a grande novidade destas jornadas. Pela primeira vez, a formação irá abranger diversas áreas, com uma formação bíblica, teológica, pastoral, prática e psicológica.
As Jornadas terminam no dia 1 de dezembro com uma celebração na Igreja Matriz de Santa Bárbara, presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra.
Nesta celebração serão nomeados pelo prelado diocesano os novos ministros.