No segundo dia do tríduo preparatório da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, pregador volta a pedir aos peregrinos que se deixem tocar no coração e transformem a fé na força da vida
A fé “não é uma adesão a uma doutrina” ou o cumprimento de rituais mas um encontro com Jesus, que toca a intimidade de cada um, disse esta tarde o padre José Frazão Correia, no segundo dia de pregação do tríduo preparatório da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorre até ao próximo dia 9 de maio, em Ponta Delgada.
“Muitas vezes colocamos a fé ao lado da vida, por cima ou para além dela; não a conseguimos trazer para a vida porque temos dificuldade em fazer casar a fé com a vida”, disse o pregador deste tríduo que hoje centrou a sua reflexão na narração do Evangelho de Lucas do caminho de Emaús.
“Este episódio bíblico coloca a fé no eixo da vida porque no encontro com Jesus os discípulos são confrontados com a sua realidade concreta” afirmou destacando que tal como os discípulos os cristãos devem fazer esse caminho,“ deixando-se tocar nas suas circunstâncias, boas ou más, na verdade da vida de cada um, não a desejada ou suposta mas a vida concreta”, referiu.
“Esta é a lacuna da nossa fé. Por vezes não sabemos testemunhar aos mais pequenos, aos mais jovens que há uma vida que nos é dada a viver; que o Senhor está no caminho qualquer que ele seja e que a fé tem de ver com a vida”, esclareceu ainda o pregador às cerca de 200 pessoas que enchiam por completo a Igreja de Nossa Senhora da Esperança, agora que se aproximam a passos largos os dias principais da festa.
“Que esta festa faça com que acreditemos que o Senhor dá vida; que ao contemplarmos o Senhor, nesta representação, possamos ser interpelados na nossa realidade e que esse reconhecimento seja fonte de alegria como aconteceu com os discípulos”, disse ainda pedindo “honestidade e verdade”.
“As marcas da Paixão que vemos representadas nesta Imagem do Senhor Santo Cristo não são marcas de desgraça, mas de vitória e de amor”.
“Deixemo-nos contagiar por este milagre que é dar a vida por amor”, concluiu.
O Tríduo preparatório termina esta quinta-feira, com a missa às 18h00. Na sexta-feira, haverá na Igreja de São José a Missa dos doentes, que será presidida pelo bispo de Angra.
Às 21h00 será inaugurada a iluminação da fachada do Santuário e no sábado o destaque vai para a Procissão da Mudança da Imagem do Senhor Santo Cristo, às 16h30, com pregação ás 18h00, com o bispo de Stockton, D. Myron Cotta.