“Temos de ser pessoas da oração”- D. Myron Cotta

Foto: Santuário do Senhor Santo Cristo/PM

Presidente das Festas do Senhor Santo Cristo é descendente de terceirenses da Agualva

Já não é a primeira vez que vem às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, mas nunca presidiu a nenhuma e o que mais o comove “é a devoção das pessoas”.

“Cá como lá na América as pessoas vivem muito estas festas e esta religiosidade em torno do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Lembro-me de um casal da minha comunidade, um ano depois de ter sido ordenado, me ter pedido para celebrar esta devoção” conta o prelado, que foi pároco de Gustine e Vigário Geral de Sacramento, onde foi ordenado bispo auxiliar. Esteve em Fresno e agora em Stockton.

“É uma alegria estar aqui para ter esta experiência com a missa da festa; ser o celebrante principal é uma honra e um privilégio”, disse.

“Cada experiência é uma dádiva” refere salientando que, nesta vinda aos Açores, traz na bagagem o tema da esperança.

“ Vou centrar-me no tema do jubileu da esperança e da importância da oração para nós cristãos, porque é essencial para crescermos na fé”, afirma D. Myron Cotta.

“Temos de ser pessoas de oração;  o jubileu do próximo ano é uma oportunidade para expressar e celebrar a esperança na nossa vida, sobretudo num tempo tão difícil como o nosso”, disse.

“Como criança, como português a Igreja esteve sempre presente… quando terminei o colégio comecei a trabalhar e então prossegui a formação. Fui ordenado em 1987″ disse o prelado, que recorda todas as mudanças como uma espécie “de crescimento e capacidade de adaptação a novas realidades”.

“Tem sido muito bom”, diz.

O bispo de Stockton vai fazer o sermão da Procissão da Mudança, este sábado, às 18h00 e depois presidirá à celebração solene do Domino do Senhor Santo Cristo, na Missa campal.

 

 

Scroll to Top