Horta, Angra este domingo e Ribeira Grande no próximo com procissões de longa tradição
Este domingo segundo da quaresma, realizam-se várias procissões do Senhor dos Passos em várias paróquias da diocese de Angra, mas as procissões nas cidades de Angra do Heroísmo, Horta e Ribeira Grande (que celebra esta solenidade apenas no terceiro domingo da quaresma) são das mais antigas que se realizam no arquipélago.
A solenidade do Senhor dos Passos é uma invocação que relembra o trajeto percorrido por Jesus desde sua condenação à morte no pretório até ao sepulcro, depois ter sido crucificado no Calvário.
A história desta invocação remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.
As procissões de Passos foram trazidas para os Açores pelos seus primeiros povoadores, vindos do continente, onde eram “manifestações litúrgicas e populares de fé, entre o Século XIV e XVIII, em muitas das cidades e vilas”.
Dos Açores foram levadas para o Brasil, onde, ainda hoje são das maiores manifestações religiosas em Florianópolis (Santa Catarina) e Olinda (Rio Grande do Sul) .
Em Angra do Heroísmo a procissão do Senhor dos Passos vai sair às ruas da cidade património mundial no domingo, dia 21, sendo a organização do cortejo processional da responsabilidade da Irmandade de Santa Cruz e Passos da Igreja do Colégio de Angra. A procissão que conta com a participação da comunidade educativa do Seminário Episcopal de Angra, inicia-se no Santuário da Conceição de Angra, pelas 15h00, recolhendo à Igreja do Colégio.
Após a recolha da multissecular procissão será celebrada uma Eucaristia, precedida da recitação da hora de vésperas, estando a orientação litúrgica ao cuidado do Seminário de Angra.
A tradicional mudança do Senhor dos passos da Igreja do Colégio para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição terá lugar na véspera, amanhã, pelas 20h.
No decurso do giro da procissão dar-se-á o encontro da imagem do Filho, com a Mãe, Nossa Senhora das Dores, onde os fiéis aguardam o designado “Sermão do Encontro”.
Na Horta, a Solenidade do Senhor dos Passos é particularmente assinalada na Matriz do Santíssimo Salvador do Mundo, igreja jubilar da ouvidoria. E é preparada com um tríduo que começou esta quinta feira sendo o pregador o Pe Bruno Rodrigues que desenvolveu uma reflexão sobre o tema “Contemplando o Senhor da Misericórdia”. Hoje o sacerdote volta a estar presente para a celebração do Sacramento da Reconciliação, depois a via sacra e a Missa solene18h00- Sacramento da Reconciliação. Amanhã haverá um envolvimento da Ordem Terceira Franciscana na Missa solene, às 18h00.
No domingo, a procissão começa às 16h30, com o “Sermão do Encontro” no largo da República, pregado pelo Pe Bruno Rodrigues e termina com a Eucaristia.
Na Ribeira Grande, esta solenidade é celebrada no terceiro domingo da Quaresma, organizada pela Irmandade dos Senhor dos Passos, que volta a cumprir “promessa” antiga imposta pelos estatutos de 1925.
As celebrações começam no sábado , dia 27, pelas 20HOO, na Igreja do Senhor dos Passos, presididas pelo pároco da Matriz, seguindo-se a mudança da imagem de Nossa Senhora da Soledade, para o Adro das Freiras.
Domingo celebra-se a Missa Solene, pelas 12h00, e às 16h00 inicia-se a procissão, com a imagem do Senhor dos Passos, que percorre sete passos: o primeiro, à porta da Igreja, quando a imagem sai e que representa o Pretório; depois a primeira queda de Jesus; no adro das Freiras é o encontro de Jesus com a sua mãe; em frente à igreja da Conceição é Jesus ajudado pelo Cireneu; junto à Câmara Municipal da Ribeira Grande há um novo passo que representa Verónica a limpar o rosto de Jesus; no Largo do Rosário o passo representa as Filhas de Jerusalém. Chegados à Igreja Matriz, a imagem de Nossa Senhora entra no Templo e aqui realiza-se o último passo que é o Calvário. Depois do recolhimento da imagem do Senhor dos Passos é celebrada a Eucaristia na Igreja Matriz. De referir que cada zona onde se localiza um passo é embelezada pelos moradores, de forma autónoma.
A Solenidade do Senhor dos Passos prossegue na segunda feira, com a habitual Missa às 9h30 da manhã, que se celebra todas as segundas feiras do ano, e à noite há uma Eucaristia solene na igreja Matriz , seguida de um novo cortejo processional com a imagem de Nossa Senhora da Soledade, que regressa à sua igreja.
A organização desta festa está a cargo da Mesa Administrativa da Irmandade do Senhor dos Passos, composta por Ildeberto Piques Garcia , Armindo da Rocha Estrela, Carlos Pacheco dos Santos, Manuel Tavares, Álvaro Morgado Raposo, António Tavares da Ponte e José Carlos Amaral Raposo. O assistente Espiritual é o Pe. Manuel da Silva Galvão.