Ouvidorias fazem convergir procissão solene para uma só paróquia
A Zona Pastoral de Angra vai celebrar com toda a Igreja a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no próximo dia 15 de junho, quinta feira, com a Eucaristia, pelas 18h00, na igreja de São Pedro de Angra, presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, seguida de procissão até à Sé.
Também na Horta, na Igreja do Santíssimo Salvador, às 18h00 será celebrada Missa solene Solene do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, com a presença do Clero, das Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras. Será presidida pelo ouvidor, Pe. Marco Luciano Carvalho e animada pelo Grupo Coral Litúrgico e Orquestra de Sopros da Matriz. Segue-se a Procissão do Corpo de Deus da Matriz do Santíssimo Salvador para a Igreja de Nossa Senhora das Angústias, que será acompanhada pelas Filarmónicas União Faialense, Artista Faialense e Filarmónica Nova Artista Flamenguense. Segue-se o “Te Deum” e Bênção do Santíssimo Sacramento, com a participação do Grupo Coral da Paróquia de Nossa Senhora das Angústias.
Esta solenidade começa contudo a ser preparada a partir de hoje com pregações do diácono Nelson Pereira, inspirado pelo Evangelho de João, nas Bodas de Canã, “Fazei tudo o que Ele vos disser”. O tríduo preparatório começa sempre às 17h00 com exposição do Santíssimo e sacramento da reconciliação, seguido de missa solene.Os dias serão animados pelos grupos paroquiais, nomeadamente Vicentinos, Cáritas e grupo Porta de Assis (esta segunda feira), Catequistas, MEV, LIAM, Ordem Terceira do Carmo, Ordem Terceira de São Francisco, Apostolado de Oração, Grupo de Jovens (Terça feira), Grupo Coral, Confraria do Santíssimo Sacramento, Grupo de Acólitos, Grupo de Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão, Equipas de Ornamentação (Quarta-feira). De referir que amanhã, terça feira, haverá uma visita aos doentes, a partir das 10h00 da manhã.
Também em Ponta Delgada, a Solenidade do Corpo de Deus faz convergir as paróquias da cidade para a Igreja Matriz de São Sebastião onde será celebrada a Eucaristia às 18h00 seguida de procissão. Antes, pelas 16h00, haverá um encontro de acólitos no salão paroquial da Matriz.
Em ambos os casos são convidados todos os Sacerdotes, Paróquias, Capelanias, Comunidades Religiosas, Confrarias do Santíssimo, Movimentos e Obras de Apostolado, Romeiros, Escuteiros as crianças da Primeira Comunhão e seus pais e demais fiéis a participarem na Eucaristia e na Procissão.
Também na Povoação, na ilha de São Miguel, a celebração do Dia do Corpo de Deus tem um profundo enraizamento popular, desde logo porque está associada ao feriado municipal.
A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula ‘Transiturus’, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.
Na origem, a solenidade constituía uma resposta a heresias que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento; terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus.
A “comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa” (Urbano IV) recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo; festa da Eucaristia; festa do Corpo de Cristo.