Equipas fazem retiro anual sempre no principio de cada ano
As 21 equipas de Nossa Senhora que integram a região Açores Centro não vão poder realizar o seu retiro anual agendado para os dias 5 e 6 de fevereiro por causa da pandemia.
A decisão de adiamento foi tomada pela equipa de Sector que ainda não determinou a nova data.
“Atendendo à situação pandémica atual, decidimos adiar o retiro das ENS agendado para 5 e 6 de fevereiro para data a determinar” avisa o casal responsável pelo Sector, na sua página do facebook, e adianta que “não havendo retiro em fevereiro, será celebrada a missa do 1°sábado no próximo dia 5 de fevereiro, pelas 20h00”, na Capela da Natividade no Seminário Episcopal de Angra.
Habitualmente no inicio de cada ano, e antes da Quaresma, as Equipas de Nossa Senhora têm por hábito realizar o seu retiro anual.
As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.
Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua proteção.
As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.
O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Em Portugal o movimento existe há mais de 50 anos e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores), África do Sul e África lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe).