Sinos da Igreja Paroquial de São Mateus estão a ser recuperados

Os sinos e o mostrador do relógio foram retirados no dia 19 de março.

Os sinos e o mostrador do relógio da Igreja Paroquial de São Mateus da Calheta, na ilha Terceira, estão a ser recuperados por uma empresa local desde o passado dia 19 de março, apurou o Portal da Diocese.

 

O processo de recuperação será “relativamente rápido” a tempo “de em agosto, por altura das festas da paróquia estarem no seu sítio”, disse ao Portal da Diocese o pároco de São Mateus, Pe Tomás Brito.

 

Os sinos encontravam-se em “avançado estado de degradação, nomeadamente na parte das madeiras” e um deles “já nem dobrava”. Além da intervenção na madeira, será igualmente necessário o restauro dos ferros e o polimento dos sinos, adianta ainda o sacerdote.

 

Esta intervenção, para já, vai ser assegurada financeiramente pela paróquia, nomeadamente com os donativos obtidos junto dos Amigos de São Mateus, de New Bedford, nos EUA,  “embora já tenha sido pedida a colaboração a algumas autoridades cuja resposta aguardamos”.

 

Nos trabalhos de remoção dos sinos colaboraram várias entidades desde a Junta de Freguesia, a Comissão Fabriqueira, a Portos dos Açores, a Tecnometal e a empresa Ananias Contente e filhos.

Scroll to Top