Este ano celebra-se no dia em que se renova o voto da ilha ao Senhor Santo Cristo
Realiza-se amanhã, dia 1 de fevereiro, o sétimo encontro de acólitos da ilha do Faial, numa iniciativa conjunta entre a Ouvidoria e o Serviço Diocesano de Liturgia, que decorrerá na Praia do Almoxarife, a partir das 11h00.
O encontro de acólitos coincide este ano com as cerimónias evocativas de renovação do Voto da ilha do Faial ao Senhor Santo Cristo, dando graças pelo facto do vulcão do Pico, de 1718, não ter consumido e devastado a ilha.
Quase 300 anos depois, a população faialense continua a honrar este voto feito pelos responsáveis de então, que se comprometeram “enquanto o mundo fosse mundo”, a celebrar uma “missa de ação de graças, uma procissão seguida de Te Deum” para agradecer a bênção do Senhor Santo Cristo.
De resto, esta é uma celebração que reúne anualmente além dos fieis, também as autoridades civis e eclesiásticas da ilha do Faial.
Este ano e, por calhar a um domingo, a ouvidoria entendeu promover também o encontro de acólitos no mesmo dia, para o qual já estão inscritas 70 pessoas de todas as paróquias da ilha.
A iniciativa conta com a colaboração do serviço Diocesano para a Liturgia, cujo diretor é o ouvidor da Horta, Pe Marco Luciano, que já se encontra a preparar a terceira peregrinação de acólitos que se realizará no verão, entre os dias 15 e 16 de julho, na ilha do Faial, mais concretamente na paróquia da Matriz. Esta peregrinação que no primeiro ano teve lugar na ilha do Pico, o ano passado em São Miguel e que este ano será na ilha do Faial, como já se disse, insere-se na dinâmica da pastoral vocacional e costuma reunir cerca de 100 jovens de toda a diocese.