Serviço Diocesano para a Liturgia promove formação para grupos corais

Pe Nuno Duarte orienta sessões nas ilhas Terceira, Faial, Pico e São Miguel

O Serviço Diocesano para a liturgia vai promover entre hoje e 20 de novembro uma formação especifica para grupos corais em quatro ilhas dos Açores, orientada pelo Pe Nuno Duarte, da Diocese de Aveiro.

De acordo com o responsável por este Serviço Diocesano a formação visa “consciencializar os membros dos grupos corais do papel que devem desempenhar enquanto membros de um coro litúrgico”.

“A nossa primeira preocupação não é a formação técnica porque essa fica a cargo de outras entidades como por exemplo a Comissão Diocesana de Música Sacra”, referiu ao Sítio Igreja Açores o Pe Marco Luciano, sublinhando que “o interesse principal é que os grupos corais estejam bem formados liturgicamente”.

“Através do canto reza-se e a oração faz-nos relacionar com Deus, faz-nos estar mais próximo Dele e, nesse sentido, este trabalho é árduo, exige esforço e dedicação porque todas as semanas há aspetos que têm de ser atualizados”, conclui o sacerdote que lidera o Serviço Diocesano para a Liturgia, na Diocese de Angra.

A formação será orientada pelo Pe Nuno Duarte da Diocese de Aveiro que começará na ilha Terceira, hoje e amanhã, segue depois para o Faial onde vai ajudar na preparação da Festa de Santa Cecília. Nos dias 17 e 18, a formação decorre no Pico e, entre 19 e 20, em São Miguel, no Convento da Esperança.

Esta formação litúrgica destina-se aos diretores de coro, cantores e organistas.

Scroll to Top