Iniciativa coordenada pelos Padres Marco Luciano e Marco Sérgio Tavares deve estar pronta na Páscoa
A equipa diocesana de Liturgia está a preparar uma proposta que contribua para uma maior harmonia e unidade na preparação e celebração das festas do Divino Espírito Santo no que respeita à meditação do Rosário, aos cânticos, ao ritual da coroação, entre outros aspectos.
“Não se trata de impor um ritual mas sim de contribuir para que haja um conjunto de procedimentos pastorais nestas festas de forma a dar uma dimensão espiritual e teológica a uma tradição profundamente enraizada no povo açoriano”, disse ao Sítio Igreja Açores o diretor do Serviço Diocesano de Liturgia.
“As festas do Espírito Santo marcam a identidade açoriana mas a sua dimensão religiosa não pode ser afastada e por isso, entendemos que este contributo pode ser válido para garantir alguma unidade nestas festas”.
O documento, que deverá estar pronto na Páscoa altura em que começam a ser celebradas as Festas do Divino Espirito Santo, com as coroações e os impérios, mostrará por exemplo como deve ser celebrado o ritual da coroação seja integrado numa missa seja numa simples celebração da palavra, adianta ainda o sacerdote.
“É apenas um subsídio pastoral e nada mais do que isso”, precisa sublinhando que pretende “valorizar uma tradição que tem uma enorme ligação à fé e à religiosidade popular”.
Recorde-se que as orientações diocesanas de pastoral para o ano de 2016/2017 além de priorizarem as questões sociais dão também uma significativa relevância e urgência à evangelização da religiosidade popular açoriana.
As festas do Divino Espírito Santo são as que mais unem o arquipélago, embora a sua vivência seja diferente de ilha para ilha.
É no grupo central que elas ganham uma expressão maior sobretudo no período entre o fim de semana de Pentecostes e o da Trindade. Mas ao longo do ano estas festas proliferam pelas ilhas mostrando um sinal claro do império da abundância e da partilha.