Iniciativa decorre entre 10 e 13 de novembro, orientada pelo Diretor do Serviço Nacional de acólitos
O Diretor do Serviço Nacional de Acólitos, Pe Luís Leal, do patriarcado de Lisboa, orientará uma formação para Ministros Extraordinários da Comunhão, que se realiza entre os dias 10 e 13 de novembro nas ilhas de São Miguel, terceira, Pico e Faial.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, esta formação tem como tema“ Ministro Extraordinário da Comunhão, Ministro da Misericórdia” e é uma iniciativa promovida pelo Serviço Diocesano de Liturgia, presidido pelo Pe Marco Luciano Carvalho, ouvidor da Horta.
A iniciativa decorrerá em quatro ilhas a saber: em São Miguel, no dia 10 de novembro, pelas 20h00 no Centro Pastoral Pio XII; na ilha Terceira, à mesma hora, no dia 11, no Seminário Episcopal de Angra; no Pico no dia seguinte, também às 20h00, no Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico e no Faial dia 13, pelas 20h00, no Salão do Bom Pastor, na Matriz da Horta.
“A par da pastoral dos acólitos, onde temos desenvolvido um trabalho sustentado ao longo dos últimos anos, sentimos necessidade de apostar também no aprofundamento do sentido do ministério na liturgia e numa reflexão sobre as obras de misericórdia”, disse o sacerdote sublinhando o papel “relevante” dos Ministros Extraordinários da Comunhão como “agentes da misericórdia”, disse numa entrevista recente ao Sitío Igreja Açores, o sacerdote.
Esta formação incidirá no “aprofundamento do sentido do ministério” e a sua relevância para a execução das obras de misericórdia, precisou ainda o Pe Marco Luciano lembrando que esta atividade “poderá e deverá ser” desenvolvida em qualquer paróquia e ouvidoria da diocese de Angra.