“Formação de Catequese: Ser, saber e saber fazer” é o tema do encontro
O diretor do Serviço Diocesano da Catequese e Evangelização, cónego Ângelo Valadão, vai orientar esta segunda feira, em Ponta Delgada, uma ação formativa intitulada “Formação de Catequese: Ser, saber e saber fazer”.
A formação destinada a todos os catequistas da ouvidoria realiza-se no Centro Pastoral Pio XII, pelas 20h30.
Numa carta enviada a todos os catequistas e centros catequéticos da ouvidoria, o coordenador deste serviço na ouvidoria de Ponta Delgada, Pe Davide Barcelos refere a importância da catequese e sublinha a prioridade deste sector na evangelização.
“A vocação de Catequista é fundamental na Igreja, pois desempenha um papel de grande importância na transmissão da fé, na introdução dos cristãos na vida da comunidade eclesial e na formação cristã. O serviço de catequista está ligado estreitamente ao ministério da Palavra de Deus, que Jesus confiou à Igreja”, refere o novo responsável pela catequese na ouvidoria de Ponta Delgada.
“Na atualidade, este serviço é especialmente necessário, uma vez que a cultura pluralista, os ambientes da escola, do trabalho e da vida social, de maneira geral, não ajudam muito a comunicar os valores cristãos”, salienta.
“Para podermos cumprir bem a nossa missão e ultrapassarmos os desafios que a sociedade hoje nos apresenta, necessitamos sempre de formação”, conclui o Pe Davide Barcelos.