Iniciativa decorreu em São Jorge
A Ouvidoria de São Jorge recebe, esta sexta-feira e sábado, duas formações promovidas pelo Serviço de Coordenação da Formação Diocesana destinadas aos Conselhos Paroquiais para os Assuntos Económicos e Conselhos Pastorais Paroquiais, informa uma nota deste Serviço.
“ As formações têm como objetivo preparar estes conselhos para a visita pastoral, sensibilizando os leigos para a sua corresponsabilidade na vida da Igreja num espírito de Igreja sinodal” refere a nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Esta sexta-feira a formação destinou-se aos Conselhos Paroquiais para os Assuntos Económicos e contou com a presença de vários conselhos paroquiais das paróquias da ilha de São Jorge. A formação foi feita em parceria com o economato diocesano.
Numa primeira parte, o padre Nelson Pereira, diretor do serviço de Coordenação da Formação Diocesana, procurou sensibilizar os presentes para o papel fundamental que estes conselhos têm na vida paroquial, destacando a importância de salvaguardar a missão e obrigações da paróquia no campo económico.
“O Conselho para os assuntos económicos é um órgão de participação e de corresponsabilidade entre si e com o pároco” e a sua ação “visa uma correta administração, de acordo com as finalidades da Igreja que se referem às obras de piedade, de apostolado ou de caridade espiritual ou temporal”, referiu o sacerdote. Por isso, este Conselho “pode ser não só um ótimo instrumento de colaboração com o pároco, mas também um órgão preventivo contra a injustiça, desonestidade ou má administração” dos bens, referiu ainda sublinhando que se trata “de uma efetiva sinodalidade concreta”.
Numa segunda parte da formação, e numa vertente mais prática, Carla Bretão, Ecónoma diocesana, apresentou o regulamento dos bens temporais da Diocese de Angra procurando explicar aos presentes como é que os conselhos podem auxiliar os párocos na administração dos bens paroquiais.