Iniciativa insere-se no trabalho do novo ano pastoral na diocese de Angra
O Serviço Diocesano da Pastoral Social, na diocese de Angra, enviou a todas as paróquias um questionário com 16 perguntas para tomar o pulso às ações já desenvolvidas ou em curso no âmbito da ação social.
Intitulado “Diagnóstico de ação social na paróquia” a iniciativa insere-se no âmbito dos trabalhos que este serviço diocesano tem projectado para o ano pastoral que começa no próximo dia 2 de outubro na diocese insular e que tem como mote principal, justamente, a ação sócio-caritativa a promover pela igreja.
“A ação da Pastoral Social foi eleita como prioridade na 41ª sessão plenária do Conselho Presbiteral e na 11ª sessão plenária do Conselho Pastoral. Deste modo a Comissão Diocesana da Pastoral Social elegeu como áreas de intervenção para o ano Pastoral de 2016/2017, o combate à pobreza infantil; a promoção da saúde mental e a promoção do emprego inclusivo” refere o diretor do Serviço diocesano na carta enviada aos presbíteros açorianos.
“Este serviço, dando cumprimento ao seu plano de ação para 2016/2017, pretende colaborar no despertar das respostas que melhor poderão ser implementadas” destaca ainda o Pe Duarte Melo.
O questionário composto por 16 questões, cuja resposta será confidencial e deverá ser remetida a este serviço para análise, pretende saber qual é o problema social de maior relevância em cada uma das paróquias; dificuldades sentidas nas respostas por parte das paróquias; que respostas são dadas e por quais serviços; quem está envolvido na ação social ou como é que a próquia obtém recursos para fazer face à ajuda que presta, entre muitas outras questões que aferem a existência do trabalho em rede; se existem empresas de economia solidária, etc
“O objetivo da pastoral social é ajudar a delinear uma estratégia de atuação conjunta, sendo a análise dos mesmos posteriormente divulgada em Dezembro”, refere ainda o Pe Duarte Melo.