Sermão na Ermida da Nazaré exorta os cristãos a sairem em busca das periferias

Procissão do Santíssimo marca comemorações dos 500 anos do concelho do Nordeste.

Os cristãos devem levar a palavra de Deus às periferias, recentrando a prioridade da atenção nos que sofrem, disse este domingo o pregador convidado para a procissão do Santíssimo, Pe José da Encarnação Cabral, que teve lugar no Nordeste, coincidindo com as festas do concelho, que este ano assinala meio milénio de existência.

 
“Tal como Abraão, pai dos crentes, também nós somos convidados a partir, a ir em frente, a sair da nossa terra, a deixar a nossa zona de conforto, as nossas comodidades, as nossas seguranças, para pôr a nossa confiança novamente em Deus e o nosso olhar nos irmãos” disse o sacerdote quando pregava na Ermida da Nazaré, no Nordeste.

 
“Neste tempo, somos desafiados ao encontro dos sem-abrigo ou das pessoas que vivem mesmo sós. Saibamos oferecer a luz e o abrigo da nossa companhia, a Deus, na nossa oração, e aos outros, num tempo de visita, de modo que possamos dizer, como Pedro, junto dos amigos e junto de Jesus: que bom é estarmos aqui”, sublinhou ainda o Pe José da Encarnação.

 
O Sacerdote que já esteve durante algum tempo em serviço nesta Ouvidoria, partiu do episódio da “tansfiguração” para lembrar que é preciso “ir à fonte e beber” a palavra por forma a que os “Caminhos da Cruz” sejam suavizados e se entenda a vida pelo prisma “da ressurreição”.

 
A pregação decorreu durante a procissão do santíssimo que ,como vem sendo hábito a Ouvidoria do Nordeste, alterna com a Festa de São Jorge, padroeiro da Vila.

 
Nesta festa participaram quatro bandas de música, três do concelho do Nordeste e uma dos Mosteiros.

 
A procissão foi transmitida via internet no site da Câmara Municipal, principal impulsionadora destas festas dos 500 anos do Concelho.

A Missa da Festa foi celebrada ao fim da manhã com a pregação do Vigário Paroquial da Povoação, Pe João Ponte.

Scroll to Top