João Farias e Fábio Carvalho contataram com jovens estudantes do primeiro ao nono ano de escolaridade
Fábio Carvalho e João Farias, alunos do Seminário Episcopal de Angra, do segundo e primeiro anos, respetivamente, estiveram esta semana “deslocados” no Pico, onde contataram com alunos das escolas do primeiro, segundo e terceiro ciclos, dos concelhos da Madalena e de São Roque, no âmbito da Semana dos Seminários, que decorreu entre 9 e 16 de novembro.
“Durante esses dias, percorremos várias escolas da zona da Madalena e de São Roque, abordando turmas do 1º ao 9º anos. Estivemos também em encontros com os jovens, de entre os quais, os que se preparam para receber o Sacramento do Crisma, refletindo com eles temas como a vocação, a vida no seminário e também partilhamos o nosso testemunho vocacional”, informam estes dois jovens numa nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
A ilha do Pico tem atualmente apenas um aluno seminarista- Pedro Aguiar, do concelho das Lajes- que deverá ser, de resto, o único seminarista a ser ordenado sacerdote este ano.
Os jovens lembraram este facto e deixaram o desafio “aos jovens para que reflitam sobre esta problemática vocacional, atual e desafiante”.
“Sabemos que nem todos os jovens com quem nos cruzamos irão refletir sobre isso, mas haverá sempre alguém que se questionará” sublinham os seminaristas recordando que “Cristo chama de formas diferentes e essa poderá ser uma delas”, bastando para isso que “estejamos deispertos e livres de coração”.
Os jovens seminaristas passaram toda a semana a percorrer escolas da ilha do Pico e foram acolhidos pelos sacerdotes da ouvidoria que “levam no coração”, tal como “as pessoas com quem nos cruzamos”, a quem pedem uma oração “persistente” pelas vocações.
Os jovens terminam a nota enviada ao Sítio Igreja Açores recordando as palavras de Jesus: “A messe é grande mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”.
João farias e Fábio Carvalho foram dois dos 13 seminaristas que percorreram as diferentes ouvidorias da Diocese de Angra nesta Semana dos Seminários cujo lema foi “Servidores da Alegria do Evangelho”.