Ser padre… Porque não?
Para a esmagadora maioria dos nossos jovens não passa de uma hipótese sem hipótese, mas para alguns, uns poucos, uns “loucos” esse é um sonho, um desafio e pode ser a sua realidade: ser “outro Cristo” para falar de Deus aos homens e dos homens a Deus. Um caminho como tantos outros que denominamos “vocação”. Aprender a ser padre nestas Ilhas, objecto dos mais gratos louvores, mas também de muitas conversas anedóticas.
São esses poucos que descobrem uma casa, uma família, o Seminário, onde em cada dia realizam o sonho, tentam percorrer um caminho de felicidade! Nada de mais simples e fascinante, mas também nada de mais estranho e louco aos olhos dos homens, que brota da verdadeira descoberta: “quando descobri que havia um Deus compreendi que não podia fazer outra coisa senão viver para Ele!”
Aquele número 33 da Rua do Palácio é a Casa Santa Mimosa de Deus, o nosso Seminário com 152 anos de História e muitas estórias, muitas vivências recontadas infinitamente entre amigos que amadureceram, mas nunca esquecidos no coração do grande Companheiro de viagem.
Formar é o desafio por excelência, com todos os perigos que daí advêm. Podem-se encontrar problemas formativos que acabam por resultar em padres sem muito Deus, desprovidos de espiritualidade, ou padres sem muito de humano e real, etéreos e distantes dos homens, seus contemporâneos. Os jovens que passam por um Seminário não podem ser formatados, modelados segundo critérios distantes no tempo e no espaço, que originam imaturidades desvinculadas da realidade. Há que descobrir em cada um deles o homem que é, e acompanhá-lo nos seus dinamismos para que respondam à chamada divina, na e pela Igreja.
Aqui registo estas poucas linhas, banhadas de entusiasmo e emoção, recordando com saudade os meus formadores e companheiros desta aventura. Sonho com esta Igreja, que prepara o seu futuro! Sonho diariamente com estes jovens, na certeza que um dia serão “simplesmente” felizes, cheios de Deus no coração e abraçados aos homens e mulheres do hoje e do amanhã.
Este ano a Semana dos Seminários tem como tema: servidores da alegria do Evangelho. A Boa Nova de Jesus e o contacto íntimo com Ele são e dão o verdadeiro sentido ao ser padre, fonte da maior alegria que queremos dar a conhecer a tantos jovens, dos quais o Senhor aguarda um sim vital!
Pe Hélder Miranda Alexandre
Reitor do Seminário Episcopal de Angra