Tomada de posse da equipa formadora celebrada com uma Eucaristia presidida pelo Bispo de Angra
O Seminário Episcopal de Angra reabriu esta quarta feira para mais um ano letivo que conta com quatro novos alunos, todos oriundos da ilha de São Miguel.
A equipa formadora, liderada pelo reitor, Pe Hélder Miranda Alexandre e composta por mais três sacerdotes – Pe Ricardo Henriques, vice-reitor; Pe José Júlio Rocha, prefeito de estudos e Pe Gregório Roca, diretor espiritual- tomou posse ao fim da tarde na presença do Bispo de Angra, que presidiu à Eucaristia.
Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o prelado diocesano disse estar “satisfeito pela entrada destes novos alunos” e sublinha que a “redistribuição de competências na equipa formadora traduzir-se-à numa melhoria assinalável no acompanhamento e formação dos seminaristas”.
D. António de Sousa Braga lembrou que a principal função do Seminário é “a fomação para o exercício do ministério sacerdotal” e que essa formação “deve seguir de perto as orientações do Papa Francisco insistindo-se no estudo mas também numa maior sensibilização pastoral com vista a uma verdadeira conversão”.
O Bispo de Angra elogiou a “qualidade da formação que se pratica no Seminário e ressalvou que ela tem de continuar a assentar na exaltação do primado da palavra, da graça e da caridade”.
O ano letivo 2014/2015 abre portas com 17 alunos, quatro dos quais no ano zero e dois no sexto, que serão ordenados diáconos ainda durante este ano.
A entrada de novos alunos não compensou na totalidade as saídas verificadas no final do passado ano letivo, mas o reitor do Seminário mantém “a esperança de que tudo possa voltar à normalidade”.
O Pe Hélder Miranda Alexandre, em declarações ao Sítio Igreja Açores, pede aos colegas sacerdotes para “acarinharem” mais a instituição diocesana fomentando uma “verdadeira pastoral vocacional” em cada uma das paróquias, sobretudo na ilha Terceira.
“A entrada de novos alunos é sempre uma novidade e este ano temos um com 31 anos, que traz já uma experiência de vida e uma maturidade que podem ser interessantes, mas acolhemo-los todos com muita esperança”, disse o responsável pela equipa formadora.
Além de alunos novos há uma saída da equipa de docentes. O Pe José Nunes, que lecionava Teologia aposentou-se e a cadeira será dada por outro professor. No total serão 12 os professores para 17 alunos.
“Esta questão é muito relevante. A comunidade está a ficar pequena demais e abaixo dos 15 alunos, julgo que teremos de pensar noutra estratégia” admite o reitor que, no entanto, continua a acreditar na sustentabilidade da casa e, sobretudo, na acreditação do Plano de Estudos pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica para que os alunos que terminem o Seminário fiquem com o grau académico equivalente à licenciatura.
Este ano, haverá a introdução no plano curricular das cadeiras da área da sociologia – “já de acordo com indicações da Católica”-, para as quais contrataram uma docente e, proceder-se-à a uma “intensificação da formação pastoral dos futuros sacerdotes, sobretudo no último ano”.
” O nosso maior desafio volta a ser o de sempre: formar bem e para isso procuramos acompanhar todos os alunos de uma forma ainda mais próxima”.
Durante este ano letivo será, ainda, publicada uma obra a propósito dos 150 anos do Seminário Episcopal de Angra, que reúne textos e depoimentos de alunos, ex alunos e professores.