Seminário Episcopal de Angra lança novo Sítio na Internet

Página do “coração da diocese” está disponível em seminariodeangra.pt

O Seminário Episcopal de Angra acaba de lançar o seu novo Site, disponível on line em seminariodeangra.pt .

O projecto, que contudo ainda não está terminado, vai ter igualmente disponível o catálogo da biblioteca on line indo assim ao encontro do interesse manifestado já por investigadores que querem aceder à distância à consulta de livros e documentos da instituição.

O site apresenta um “time line” de fotografias relativas à vida e à marca da instituição e começa por chamar a atenção para a importância desta “escola” na vida diocesana.

Nesta página pode ser encontrada informação sobre a história e a vida da instituição, com uma descrição detalhada sobre as várias organizações que fazem parte do Seminário, num sinal “de abertura à sociedade”.

Aqui podem ser encontradas informações relevantes sobre a comunidade educativa- alunos e professores, atuais e antigos-; a Conferência Vicentina de São Tomás de Aquino; o agrupamento 114 do CNE; a formação humana, espiritual e académica; os programas curriculares; as actividades pastorais e o regulamento interno do Seminário. Além disso, tem links a diferentes instituições relevantes para a vida dos seminaristas bem como as actividades da pastoral vocacional.

O Site abre com uma mensagem de boas vindas do reitor, Pe Hélder Miranda Alexandre, lembrando que “chegámos” ao Coração da Diocese!

“Assim nos identificamos, para que sintamos e vivamos a prioridade da formação sacerdotal. Uma Diocese com seminaristas é uma Diocese viva!”, refere a nota de boas vindas.

Fundado a 9 de Novembro de 1862, o Seminário de Angra foi durante muitos anos a mais importante instituição de formação superior presente nos Açores, uma tradição que nos prestigia e que tentamos continuar, apesar das contingências atuais.

Neste ano letivo conta com 15 seminaristas, originários de várias Ilhas. O corpo docente inclui vários professores das diversas disciplinas filosóficas, teológicas e ciências humanas.

“Trata-se de uma comunidade educativa em movimento. Por isso, do mesmo modo que os Apóstolos antes de serem enviados a pregar e a fazer curas, foram chamados a estar com o Senhor Jesus (Mc 3, 14), assim o Seminário é continuação da mesma comunidade apostólica reunida à volta de Jesus (PDV 60)”, refere ainda.

Scroll to Top