Corpo docente será reforçado com entrada de professora na área da arte e património
O Seminário Episcopal de Angra vai acolher “entre quatro a cinco” novos seminaristas avançou ao Sítio Igreja Açores o reitor.
“Partimos num clima de festa com a ordenação do diácono Pedro Lima e a entrada de novos seminaristas anima-nos para levar esta missão com um maior entusiasmo”, referiu o Pe Hélder Miranda Alexandre.
Os novos seminaristas são naturais de São Miguel(3), Pico (1) e São Jorge(1) e quatro entrarão para o ano propedêutico do sexénio e um frequentará o ensino secundário no ensino regular, em Angra. A instituição recuperou este ano a tradição de receber alunos mais novos, que frequentem o ensino secundário, para serem acompanhados no discernimento e caminhada espiritual a partir de uma idade mais precoce.
Além da entrada de novos alunos o Seminário recebe também um reforço no corpo docente, com a disciplina de Arte e Arqueologia a ser dada por uma leiga, Marta Bretão, conservadora.
A saída do Cónego Adriano Borges obrigou, de resto, a uma redistribuição das disciplinas de História, que serão lecionadas pelo diácono Martins do Carmo e Pe Cipriano Pacheco. Acresce, ainda, a entrada do Cónego Ângelo Valadão que lecionará a disciplina relativa aos documentos conciliares.
“Estamos animados para fazermos tudo ainda com mais convicção e entusiasmo” precisou o sacerdote responsável pela gestão e administração do Seminário que no próximo ano letivo preparará mais dois jovens- Jacob Vasconcelos e Nelson Pereira, os únicos alunos de fora de São Miguel – para serem ordenados sacerdotes.
Com a entrada dos novos seminaristas a instituição passará a ter duas dezenas de alunos, a partir do dia 19 de setembro, dia de abertura do novo ano letivo.
Neste momento, dois dos elementos da equipa formadora encontram-se em formação em Leiria. Os cónegos Gregório Rocha, diretor espiritual e Ricardo Henriques Vice-reitor encontram-se a participar na formação anual para responsáveis dos Seminários.
(Notícia corrigida e actualizada às 11h00 do dia 1 de setembro)