Semana Nacional da EMRC apresenta disciplina como “lugar de Encontro com a Liberdade”

 

Iniciativa envolve também os docentes da diocese de Angra

A Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica vai realizar-se de 27 a 31 de maio, sob o tema “EMRC: Lugar de Encontro com a Liberdade”, com atividades em centenas de escolas em todo o país e, nos açores, o tema integra vários planos pedagógicos de muitas escolas.

“Gostaria que o valor da liberdade fosse vivido de forma muito positiva no que respeita à tolerância com todos, de todos e para todos. Este é um valor tão grande que não pode ser abusado ou negligenciado por ninguém” refere ao Sítioo Igreja Açores o cónego Adriano Borges, responsável dicoesano pela pastoral escolar”.

“O tema escolhido não poderia ter sido mais feliz; cada escola trabalha-o à sua maneira e a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica procura que ele seja valorizado na escola”, refere ainda o sacerdote.

“Por isso, existem várias inciativas a nível local de acordo com as activiodades pedagógicas da escola;  o que se pretende é que seja uma oportunidade de diálogo interdisciplinar”.

“Queremos que o nosso alunos tenham respeito pela sua história e conhecer o 25 de abril é manifestar e ajudar a promover esse respeito”, referiu ainda.

“Queremos tornar presente a identidade e missão da EMRC e dos seus professores” e permitir o “encontro e a colaboração dos protagonistas da EMRC nos diferentes âmbitos: escolar, diocesano e nacional”, afirmou por seu lado,  Jorge Novo, coordenador da Semana Nacional da EMRC.

Além das iniciativas nas escolas, um webinar sobre “Educação e liberdade” e uma exposição virtual são propostas apresentadas, numa semana que pretende “dar um contributo para a democracia e a liberdade nos 50 anos da Revolução do 25 de abril”.

“Esta Semana é especial para a EMRC porque a celebramos naquilo que é o seu papel fundamental na educação e formação integral dos alunos. Celebramos as suas diversas concretizações nas diferentes escolas portuguesas”, salienta o responsável.

Segundo Jorge Novo, a EMRC “oferece uma oportunidade de desenvolver um diálogo interdisciplinar mostrando como as questões da ética, da religião, dos princípios e valores, fazem parte do desenvolvimento harmonioso do humano”.

O Secretariado Nacional da Educação Cristã destaca que “ainda antes do 25 de Abril de 1974 as denominadas ‘Aulas de Religião’ já apresentavam temas de reflexão ético-moral a partir do património judaico-cristão”.

Uma das ações desta semana é a exposição virtual que vai reunir os programas e manuais da disciplina confessional que, nascendo antes da democracia, se configurou, desde cedo, um “espaço de liberdade, de reflexão, e de construção de projetos de vida com vista ao bem comum”, sublinha Jorge Novo.

No dia 28 de maio, a Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) organiza o Webinar «Diálogo(s) sobre a Educação, a EMRC e a Liberdade» que vai analisar o estado da educação e o papel da EMRC na formação das novas gerações “num mundo em que o valor da liberdade se afigura como fundamental e decisivo”.

Este é uma iniciativa que conta com a participação de Pedro Abrunhosa, José Rui Teixeira, Mariana Carvalho, Ernesto Diaco, Raquel Pérez Sanjuán, Sofia Fonseca, Fernando Moita e D. António Augusto Azevedo.

O webinar, moderado pelo jornalista da Antena 1, Afonso Dias, é de participação livre e carece de inscrição obrigatória, que pode ser realizada através de um formulário online.

Ao longo da semana vão realizar-se mais de 60 atividades, ao nível das escolas e dioceses.

(Com Ecclesia e Educris)

 

Scroll to Top