A Igreja Católica nos Açores vai promover entre 29 de setembro e 6 de outubro a Semana da Educação Cristã com uma mensagem centrada na transmissão da fé e na solidariedade.
A iniciativa integra-se na Semana Nacional que decorre em todas as dioceses do país e tem como tema “Guardar a Fé – Guardar o Outro”.
Na Nota Pastoral emitida pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da fé, divulgada esta segunda-feira pela Agência Ecclesia, “a fé não é um ensinamento de doutrina que leva o crente apenas a algumas práticas religiosas: é vida que gera vida. É um ato de amor que gera e comunica amor. É realizar, num único gesto, o mandamento de amar a Deus e ao próximo”.
Na nota pastoral os responsáveis pela educação dentro da igreja católica pedem aos “educadores da fé” que “tenham o cuidado de transmitir a mensagem” de modo a que ela seja um “ensinamento para a vida”, promovendo a atenção aos outros, “crentes ou não crentes, concidadãos ou estrangeiros”.
O documento acrescenta que “ é isto a catequese” e que ao ensinar os jovens a terem fé está a ensinar-se “que não se ama Deus sem amar o próximo, em todos os momentos e circunstâncias da vida concreta”.
A semana inicia-se com uma celebração eucarística às 11h00 na igreja da Paróquia do Cartaxo (Diocese de Santarém), presidida pelo bispo local, D. Manuel Pelino Domingues.
Entre 4 e 6 de outubro vão decorrer as Jornadas Nacionais de Catequistas (Centro Pastoral Paulo VI, Fátima) nas quais participará uma delegação açoriana composta por 17 catequistas de São Miguel e da Terceira e dois sacerdotes- o responsável pelo Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização e Catequese, Pe António Henrique Pereira e o Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Monsenhor Augusto Cabral.
No dia 5 do mesmo mês realiza-se a jornada nacional das Escolas Católicas, sob o lema ‘Partilhar é Urgente’, que inclui uma recolha de produtos em superfícies comerciais a favor de famílias carenciadas, numa colaboração da APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas com a Cáritas Portuguesa.
No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) serão apresentadas às escolas propostas que desenvolvem a ideia de “guardião” do outro, perspetivando “a atenção aos que mais precisam, ao longo do ano letivo”, assinala o Secretariado Nacional da Educação Cristã.
O encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã inclui uma celebração eucarística, às 11h00, na igreja paroquial de Unhos (Patriarcado de Lisboa), sob a presidência do bispo auxiliar D. Nuno Brás, transmitida pela Rádio Renascença.