Destaque para um encontro no Convento das Clarissas, a única congregação de religiosas de clausura nos Açores
Embora tenha sido fora da Semana da Vida Consagrada, 25 religiosos, de várias congregações, reuniram-se no dia da Festa do Baptismo do Senhor, no passado dia 12 de janeiro, no Mosteiro de Nossa Senhora das Mercês, nas Calhetas de Rabo de Peixe para celebrar com as religiosas de clausura um encontro de oração e convívio.
“Depois da oração de Vésperas, solenemente cantada, tivemos uma tarde recreativa de grande beleza carismática, porque cheia de mensagens, canções e dramatização, que a todos enriqueceu e uniu ainda mais como parcela viva da nossa Igreja, em S. Miguel” destaca uma nota enviada ao Igreja Açores pelo secretariado de ilha de São Miguel, da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.
A semana do Consagrado, de 26 janeiro a 2 de fevereiro, foi vivida em comunhão com todos os Consagrados do país, este ano, sob o lema; “Consagrados para evangelizar”.
Em S. Miguel, “reunimo-nos, no Convento da Esperança, cerca de 20 consagrados, para a nossa vigília de oração e depois um convívio e jantar partilhado. No domingo, estivemos presentes na Igreja de S. Pedro, Ponta Delgada, para dar a conhecer os nossos carismas e renovarmos juntos a nossa consagração religiosa”.
Atualmente na ilha de São Miguel servem 40 consagrados, de 9 comunidades diferentes.