Cursilho começa hoje no Centro Missionário dos padres dehonianos
Começa hoje o segundo cursilho de cristandade, deste ano pastoral, em São Miguel, a partir das 19h30 no Centro Missionário dos Padres Dehonianos, em Ponta Delgada.
O cursilho destinado a homens, tem como reitor Ildeberto Piques Garcia e como assistentes os padres Ricardo Pimentel (ouvidor da Povoação) e Miguel Tavares (pároco da Ajuda da Bretanha).
O cursilho inicia-se com o acolhimento na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e termina no domingo às 20h00 no Salão Paroquial de São José, também em Ponta Delgada.
Na quinta feira, dia 12 de fevereiro, uma semana antes do inicio da Quaresma realiza-se o cursilho para senhoras, que terá como reitora Lúcia Garcia e como assistentes espirituais os padres Roberto Cabral (Pároco da Conceição na Ribeira Grande) e Vítor Medeiros (Pároco da Ribeirinha).
Os cursilhos são “encontros vivenciais”, com uma dinâmica própria , durante três dias, onde um grupo de cristãos (leigos e sacerdotes) testemunha sua caminhada e coloca para reflexão e debate temas ligados à fé e à vida.
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade chegou a Portugal em 1960 e o primeiro cursilho realizou-se em Fátima, de 29 de novembro a 02 de dezembro desse ano.
Nos Açores, o Movimento está há um pouco mais de meio século, nas ilhas da Terceira, São Miguel e também Santa Maria e já se realizaram cerca de 380 cursilhos.