Iniciativas do Serviço Diocesano de Liturgia abarcam várias ilhas e terminam com a 5ª peregrinação diocesana de acólitos nas Flores
O serviço diocesano de liturgia promove no próximo dia 28 de janeiro, o lançamento da segunda edição do livro “Sentir o canto litúrgico”, da autoria do padre Marco Luciano Carvalho, por ocasião da festa de São Tomas de Aquino.
Este conjunto de subsídios para os coros litúrgicos, que foi lançado na Horta no passado dia 12 de novembro por ocasião do Jubileu dos Coros da ilha do Faial, divide-se em três partes: uma primeira sobre o canto litúrgico propriamente dito; uma segunda com os documentos do magistério da igreja e, uma terceira parte, com outros textos de apoio ao canto litúrgico, que estimulam sobretudo a reflexão sobre ele.
Esta é uma das muitas iniciativas que o Serviço Diocesano da Liturgia vai desenvolver ao longo deste ano pastoral.
Em 2017, as atividades do Serviço Diocesano de Liturgia divergirão para a área do património com ações de formação orientadas pela conservadora Marta Bretão, atual professora de história de arte e património no Seminário Episcopal de Angra.
Trata-se de uma formação dirigida a párocos, conselhos de assuntos económicos, equipas de ornamentação e museologia, que decorrerá na Horta a 19 e 20 de janeiro chamando a atenção para a necessidade de preservação do património. Esta formação repetirá na Terceira, entre 3 e 4 de fevereiro.
Entre 6 e 10 de fevereiro, o serviço promove igualmente as Primeiras Jornadas de Liturgia das Flores com a participação dos padres Marco Sérgio Tavares, Luís Leal e Marco Luciano.
Este ano, o Serviço está a dinamizar a constituição de uma delegação diocesana para participar na Peregrinação Nacional dos Acólitos, no dia 1 de maio, seguindo a 30 de junho a 5ª Peregrinação Diocesana de Acólitos, desta feita na ilha das Flores onde no dia 1 de julho será ordenado presbítero o diácono Jacob Vasconcelos.